código do Google analytics Estudantes apresentam seus trabalhos na 1ª Jornada de Educação a Distância — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Estudantes apresentam seus trabalhos na 1ª Jornada de Educação a Distância

Estudantes apresentam seus trabalhos na 1ª Jornada de Educação a Distância

por Comso publicado 21/10/2016 13h15, última modificação 24/10/2016 06h54

Trinta e quatro bolsistas do Programa Território e Trabalho apresentaram seus projetos durante a 1ª Jornada de Educação a Distância (Jedi), realizada nesta sexta-feira, dia 21 de outubro, no auditório Tércio Pacitti, no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET). O evento faz parte da programação da 14ª Semana de Integração Acadêmica.

Com o objetivo de estimular a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação a distância, a Jedi procura motivar também os alunos da modalidade presencial que desenvolvem atividades de pesquisa na área de Educação a Distância (EaD).

Márcio Berbat, professor da disciplina de Geografia da Educação, do polo Cantagalo, e coordenador do projeto Educação do Campo, destacou que “a EaD é mais uma oportunidade de a Universidade chegar aos alunos de outros municípios. No caso do nosso curso de Pedagogia, por exemplo, ela possibilita a formação de professores no âmbito da sua realidade”. O projeto, que conta com quatro bolsistas que moram em Cantagalo e em cidades vizinhas, como Cordeiro e Macuco, realiza o levantamento das escolas da região e busca entender como funciona a educação nas regiões rurais.

A coordenadora do curso de História, também do polo de Cantagalo, Cínthia Vieira, enfatizou a importância da Jornada. “A Jedi é fundamental para que os estudantes possam conhecer fisicamente a Universidade onde estudam. Tem muitos alunos aqui que nunca vieram à UNIRIO”, afirmou.  A professora também deu uma sugestão para os próximos eventos: “além da interação entre os discentes de diferentes polos, seria interessante que essa integração fosse expandida entre estudantes de um mesmo curso, como História, nas duas modalidades, presencial e a distância”.

Janaína Rodrigues da Silva, aluna do 7º período de Pedagogia do polo de Natividade, mostrou seu trabalho sobre a análise de produções textuais de crianças do Ensino Fundamental do município. Participando pela segunda vez da SIA, ela elogiou o evento como forma de interação entre discentes. “A gente conhece muita gente aqui e depois pode compartilhar essa experiência no nosso polo”, ressaltou.

Já o aluno do 2º período de História do polo Cantagalo, Arthur Noronha que apresentou o projeto Centro de Memória, Pesquisa e Documentação de Cantagalo e a preservação e divulgação das fontes manuscritas do vale do paraíba fluminense, se disse feliz em visitar a UNIRIO e afirmou que vai levar essa experiência para sua vida profissional. “É gratificante expor o nosso trabalho e poder mostrar o que fazemos à comunidade acadêmica e também à sociedade cantagalense”, concluiu.

Bolsistas do projeto 'Educação do Campo' se apresentam durante a Jedi (Foto: Comso)


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio