código do Google analytics Estudantes apresentam seus trabalhos na 13ª SIA — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Estudantes apresentam seus trabalhos na 13ª SIA

Estudantes apresentam seus trabalhos na 13ª SIA

por Comso publicado 21/10/2015 13h20, última modificação 23/10/2015 07h57

Estudantes de diversos cursos têm a oportunidade de apresentar seus projetos e resultados durante a 13ª Semana de Integração Acadêmica (SIA). Pela Pró-reitoria de Extensão de Cultura (PROExC), a apresentação dos alunos está sendo realizada no auditório Vera Janacopulos  e no auditório do Instituto Biomédico.

Cláudia Aiub, pró-reitora de Extensão e Cultura, reforçou na manhã desta quarta-feira, dia 21, a importância das apresentações, que possibilitam que os alunos conheçam os projetos e troquem informações com os colegas e orientadores. “A ideia é que a gente tenha grupos cada vez mais fortes de atividades para poder atender melhor à comunidade”, completou.

A estudante de Biologia, Valesca Lobo, que apresentou o projeto Educação Ambiental e Sustentabilidade, sob a orientação do professor César Luis Siqueira Junior, comparou as atividades desenvolvidas pelos bolsistas com uma forma de tirar a ciência do laboratório e levar para a sociedade, e finalizou: “é o reconhecimento do meu trabalho além da vida acadêmica”.

Os trabalhos de bolsistas da PROExC continuarão a ser apresentados até amanhã, dia 22. Veja a programação.

O auditório Vera Janacopolus  fica no campus da Reitoria, na Av. Pasteur, 286. Já o endereço do Auditório do Instituto Biomédico é Rua Frei Caneca, 94.

Apresentação de bolsistas PET/Prograd

A Pró-Reitoria de Graduação também está tendo uma programação intensa durante a SIA. Na manhã desta quarta-feira, foi a vez das apresentações dos bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET), no auditório Tércio Pacitti. Formado por grupos tutoriais, o PET conta com atividades orientadas pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Sustentabilidade, educação, memória, música e saúde da população estavam entre os temas apresentados pelos estudantes. Bolsistas integrantes da Orquestra Barroca da UNIRIO (OBU), por exemplo, apresentaram réplicas de instrumentos da época barroca e as compararam com instrumentos modernos, considerando os aspectos tanto físico quanto sonoro.

Durante a apresentação do trabalho A influência do samba na formação da memória das comunidades, a aluna de Biblioteconomia, Priscila Gonçalves, disse se sentir honrada pela oportunidade de participar do projeto, realizado junto com a colega Thaisa Coimbra e sob orientação do professor Marcos Luiz Miranda. “Falar de samba é falar do Brasil. É falar da nossa história”, declarou Priscila.

O auditório Tércio Pacitti fica na Av. Pasteur, 458.

A 13ª SIA vai até sábado, dia 24, com palestras, seminário, minicursos, conferência internacional e apresentação de trabalhos de monitoria, pesquisa e extensão. Confira a programação completa 

(Letícia Hermont/Comso)

Bolsistas PET e integrantes da OBU comparam a flauta moderna e a barroca duranta apresentação de projeto.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio