código do Google analytics Bolsistas apresentam relatos sobre experiência como monitores — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Bolsistas apresentam relatos sobre experiência como monitores

Bolsistas apresentam relatos sobre experiência como monitores

por Comso publicado 18/10/2016 12h15, última modificação 21/10/2016 08h34

Entre as atividades da 10ª  Semana de Graduação, que acontece durante a 14ª Semana de Integração Acadêmica (SIA),  foram programadas as sessões de pôsteres de Monitoria, ocorridas  entre os dias 17 e 18 de outubro. Mais de 240 bolsistas de diferentes áreas apresentaram seus relatos sobre a experiência vivenciada durante um ano de monitoria.

Nathalia Matola Lima, monitora da disciplina Doenças Vasculares do curso de Medicina, acredita que a participação no Projeto de monitoria contribuiu não somente para adquirir mais conhecimento sobre o conteúdo envolvido, mas também para testar práticas pedagógicas, pois pretende também atuar na área acadêmica depois da graduação. “Tive a oportunidade de pensar em formas diferenciadas para incentivar os alunos a estudarem a matéria, como exibição de vídeos relacionados, e de sugerir alguns artigos para serem discutidos. Além disso, criei um grupo em uma rede social para que os alunos pudessem trocar experiências e tirar dúvidas comigo. Foi muito enriquecedor  para a minha formação profissional porque aprendemos muito quando estamos ensinando”, explicou.

O professor Antônio Luiz de Araújo, responsável por ministrar a disciplina, acredita que o envolvimento dos alunos com o monitor enriquece o aprendizado. “O monitor fala a língua dos alunos e tem a experiência recente de ter frequentado a disciplina. Dessa forma, fica mais fácil saber quais são as dúvidas”, afirmou.

A estudante Beatriz Guimarães Bonfin, monitora da disciplina Ensino de Técnicas de Zoologia do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, falou sobre a importância da participação dos projetos de monitoria durante a SIA. “É um momento de troca de experiências e  de incentivarmos outros estudantes a  participarem do Programa de Monitoria. Aprendemos muito durante o projeto, vale muito poder estimular outros acadêmicos a vivenciarem isso. Além disso, nesse instante aqui, estamos treinando também para apresentações de pôsteres em Congressos, pois estamos praticando nossa oralidade com explicações para participantes do evento e para avaliadores, declarou.

O diretor de Programas e Atividades Especiais de Ensino de Graduação, Ronaldo Busse, relatou o aumento da participação dos professores nas atividades acadêmicas durante a Semana de Graduação. “O envolvimento do corpo docente na realização da Semana vem crescendo bastante. Neste ano, foi bem maior a adesão para atuarem também como avaliadores de trabalhos acadêmicos. Esse momento é uma ótima oportunidade para que eles possam conhecer os trabalhos de outras áreas”, revelou. O diretor destacou também o fato de a UNIRIO valorizar todas as atividades relacionadas com ensino, pesquisa e extensão. “Geralmente, em eventos como esse, acontecem apresentações apenas de trabalhos científicos. Na UNIRIO, valorizamos também outras formas de se adquirir experiência como ocorre nesse espaço para apresentação dos projetos de monitoria”, acrescentou.

A 14ª SIA prossegue até sexta-feira, dia 21, com palestras, seminários, minicursos e apresentações culturais.  Confira a programação completa.

 

Apresentação de pôsteres de Monitoria (Foto: Comso)


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio