Teatro aplicado (applied theatre): investigações sobre um território em expansão. (UNIRIO) Coordenação: Marina Henriques Coutinho
Teatro aplicado (applied theatre): investigações sobre um território em expansão.
Coordenação: Marina Henriques Coutinho – Professora Associada do Departamento do Ensino de Teatro. Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Ensino de Artes Cênicas. Participa do LEHHFAE desde 2016, quando o Laboratório migrou para o Departamento do Ensino do Teatro.
Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0828711184646721
Descrição: O termo applied theatre (teatro aplicado) é reconhecido internacionalmente e utilizado em diversas publicações, especialmente, no Reino Unido. Trata-se de uma campo de pesquisa que investiga: “O amplo leque de práticas teatrais e processos criativos que levam os participantes e as audiências além do teatro convencional e mainstream para o mundo de um teatro que responde a pessoas comuns, suas histórias, suas localidades e prioridades. O trabalho que acontece, quase sempre, em espaços informais, em lugares não teatrais, numa variedade de ambientes geográficos e sociais: escolas, rua, prisões, centros comunitários, conjuntos habitacionais, ou qualquer outro lugar que possa ser específico ou relevante aos interesses da comunidade.” (PRENTKI, Tim e PRESTON Sheila. The Applied Theatre Reader. London: Routledge, 2008.). No Brasil, os estudos dedicados ao mesmo leque de práticas teatrais têm sido incluídos no campo da Pedagogia do Teatro, mais especificamente, na linha denominada – “Teatro em comunidades”. É neste ambiente de reflexão que esta pesquisa se insere. O estudo busca, principalmente: estimular e contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas direcionadas ao campo de estudo; reunir pesquisadores que se interessem pela área a fim de gerar conhecimentos teóricos e práticos; ampliar o acesso de pesquisadores à literatura específica do campo; incentivar novos pesquisadores a identificar e transformar em objeto de análise práticas vigentes na área; ampliar a inserção e o reconhecimento desta linha de investigação no âmbito da pesquisa em Artes Cênicas no Brasil; estimular o intercâmbio entre pesquisadores/professores brasileiros e estrangeiros promovendo e participando de encontros científicos nacionais e internacionais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3).
Integrantes: Marina Henriques Coutinho - Coordenador / Juliana Souza - Integrante / Janaina Rita Baptista da Silva - Integrante / Sergio Kaufmann - Integrante / Carolina Almeida Gomes - Integrante / Elymara Cardoso - Integrante / Victor Leal - Integrante / Wellington de Oliveira - Integrante / Maksin Oliveira - Integrante / Vaness Rocha - Integrante / Diogo Nunes - Integrante.
Número de orientações: 15
Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
- Maksin Oliveira. Comunidade em cena: uma experiência teatral com membros da comunidade escolar do CAP-UFRJ. Início: 2020. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
- Janaina Rita Baptista da Silva. Memória e narrativa: ressignificando os “escombros” de um sujeito esquecido (provisório). Início: 2019. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-graduação em Teatro UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Tese de doutorado
- Wellington de Oliveira. Teatro em comunidades: a construção da práxis teatral e o lugar de fala nos processos de criação. Início: 2019. Tese (Doutorado em Programa Doutoral de Educação Artística) - Universidade do Porto. (Coorientador).
- Juliana Souza do Rego. A rua na comunidade e a comunidade na rua: o teatro de rua em comunidades periféricas. Início: 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
- Carolina Almeida Gomes. Teatro, Ator e Periferia- Uma investigação da epistemologia do ator periférico. Início: 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Trabalho de conclusão de curso de graduação
- Vanessa Rocha. Os muros entre sujeito e trajeto: Deslocamento, descoberta e pertencimento. Início: 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
- Diogo Nunes. O Fenômeno Pedagógico nas Prática de Montagem: Pela vivência da Confraria do Impossível e da Multifoco Cia. de Teatro. Início: 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Iniciação científica
- Victor Leal. As Peças didáticas de Brecht e a arte política. Início: 2020. Iniciação científica (Graduando em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Unirio.
- Elymara Cardoso. Pedagogia do Teatro e intergeracionalidade. Início: 2020. Iniciação científica (Graduando em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Unirio.