Metodologias para abordagem da História do Teatro Brasileiro em sala de aula (UNIRIO)
Metodologias para abordagem da História do Teatro Brasileiro em sala de aula
Coordenação: Ângela de Castro Reis – Professora Titular do Departamento do Ensino de Teatro. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas. Participa do LEHHFAE desde 2016, quando o Laboratório migrou para o Departamento do Ensino do Teatro.
Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1798231714957235
Descrição: O presente projeto pretende investigar metodologias para a abordagem da História do Teatro Brasileiro em sala de aula a partir de dois vieses: no primeiro, o fio condutor da pesquisa será o diálogo entre as histórias de vida dos estudantes e os conteúdos discutidos no âmbito da disciplina Teatro, Cultura e Sociedade, ministrada por mim no Curso de Licenciatura em Teatro da Escola de Teatro da UNIRIO; no segundo, em paralelo, será utilizado também o arsenal teórico da História Oral para investigar a história do teatro de revista carioca a partir de entrevistas com J. Maia, famoso contrarregra do teatro brasileiro, residente no Retiro dos Artistas e detentor não só de rica vivência nesse campo mas também de valioso acervo documental sobre o tema.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1).
Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
- Leonardo Rodrigues Martins. Narrações e narrativas em concepções e práticas de "contação de histórias" no ensino de teatro na Educação Básica. Início: 2020. Dissertação (Mestrado profissional em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).
Trabalho de conclusão de curso de graduação
- Ana Carolina Bessa. A perna-de-pau como pedagogia de um não-corpo: teatralidades e poéticas do corpo negado. Início: 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
- Demilson Belmiro Sant'Anna. Transmissão da memória: Exu na criação do jogo teatral e performativo. Início: 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
- Lenise Cardoso. Ostra - Um registro audiovisual sobre os reflexos da timidez na construção de um indivíduo e suas relações sociais (Memorial). Início: 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
- Thauane Oliveira Santos. Fricção entre literatura e jogo cênico: a relevância dos contos de Marcelino Freire na cena teatral contemporânea. Início: 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.