Você está aqui: Página Inicial / Metodologias para abordagem da História do Teatro Brasileiro em sala de aula (UNIRIO)

Metodologias para abordagem da História do Teatro Brasileiro em sala de aula (UNIRIO)

Metodologias para abordagem da História do Teatro Brasileiro em sala de aula

Coordenação: Ângela de Castro Reis – Professora Titular do Departamento do Ensino de Teatro. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas. Participa do LEHHFAE desde 2016, quando o Laboratório migrou para o Departamento do Ensino do Teatro.

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1798231714957235

Descrição: O presente projeto pretende investigar metodologias para a abordagem da História do Teatro Brasileiro em sala de aula a partir de dois vieses: no primeiro, o fio condutor da pesquisa será o diálogo entre as histórias de vida dos estudantes e os conteúdos discutidos no âmbito da disciplina Teatro, Cultura e Sociedade, ministrada por mim no Curso de Licenciatura em Teatro da Escola de Teatro da UNIRIO; no segundo, em paralelo, será utilizado também o arsenal teórico da História Oral para investigar a história do teatro de revista carioca a partir de entrevistas com J. Maia, famoso contrarregra do teatro brasileiro, residente no Retiro dos Artistas e detentor não só de rica vivência nesse campo mas também de valioso acervo documental sobre o tema.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1).

 

Orientações e supervisões em andamento

Dissertação de mestrado

 

- Leonardo Rodrigues Martins. Narrações e narrativas em concepções e práticas de "contação de histórias" no ensino de teatro na Educação Básica. Início: 2020. Dissertação (Mestrado profissional em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Trabalho de conclusão de curso de graduação

 

- Ana Carolina Bessa. A perna-de-pau como pedagogia de um não-corpo: teatralidades e poéticas do corpo negado. Início: 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.


- Demilson Belmiro Sant'Anna. Transmissão da memória: Exu na criação do jogo teatral e performativo. Início: 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.


- Lenise Cardoso. Ostra - Um registro audiovisual sobre os reflexos da timidez na construção de um indivíduo e suas relações sociais (Memorial). Início: 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.


- Thauane Oliveira Santos. Fricção entre literatura e jogo cênico: a relevância dos contos de Marcelino Freire na cena teatral contemporânea. Início: 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.