Beti Rabetti
Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti)
Fundadora e Coordenadora do Laboratório Espaço de Estudos sobre o Cômico (LEEC), de 1995 a 2013, período em que o Laboratório se vinculava ao Departamento de Teoria do Teatro. Professora aposentada do Departamento de Teoria do Teatro. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, por meio do Programa PROPAP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Sênior.
Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8036385831406537
Resumo do Lattes:
Pesquisadora Sênior do CNPq (03-2020). Professora aposentada; docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO. Dramaturgista e tradutora. Tem graduação em História (USP; 1973), doutorado em Ciências Humanas - área História Social (USP; 1989) e pós-doutorado em História do Espetáculo (UNITO; 2008). Pioneira na implementação de discussões, estudos e pesquisas acadêmicas sobre o "Teatro Popular no Brasil", trabalho que sustentou a criação de linha de pesquisa atuante e fértil, durante muitos anos, junto ao PPGAC da UNIRIO -Teatro e Cultura Popular -, seus trabalhos de ensino e pesquisa, aglutinados no Laboratório de Estudos sobre o Teatro Cômico (criado em 1995), orientaram diversos pesquisadores, hoje professores de diferentes universidades, expandindo particular veio acadêmico de pesquisa teatral no Brasil. Integrou a comissão de criação (1990-1991) e coordenou (1999-2001) o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UNIRIO). Presidiu a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE/RJ;2004 - 2006). Integrou o Comitê Assessor do CNPq/ CA-Artes (6/2007-6/2010). Além de inúmeros ensaios, publicou capítulos de livros (no Brasil e no exterior) e livros como: Teatro e Comicidades 1 - Estudos sobre Ariano Suassuna e outros Ensaios (2005), Teatro e Comicidades 2 - Modos de produção do teatro ligeiro carioca (2007); Teatro e Comicidade 3: facécias, faceirices e divertimento (2010); Pirandello presente: traduções, excursões e incursões populares no teatro itinerante pelo Brasil dos anos 1920 (2021), pela editora 7Letras do Rio de Janeiro. Suas traduções de peças e livros foram publicados por diferentes editoras. Trabalha principalmente com História do Espetáculo, Teatro Cômico Popular, com ênfase, nos últimos anos, na História da tradução teatral no Brasil.