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Perfil do egresso

Bacharelado em Estética e Teoria do Teatro

O profissional formado pelo Bacharelado em Estética e Teoria do Teatro terá as seguintes habilidades e competências:

1. Capacidade reflexiva e argumentativa, capacidade de formulação teórico-conceitual e competência de escrita para o exercício aperfeiçoado das atividades de leitura, critica e análise tanto do texto teatral e da linguagem dramatúrgica, quanto do espetáculo teatral e da linguagem cênica, em seus vários componentes.

2. Conhecimento da história da arte e do teatro, em geral, e conhecimento do teatro brasileiro, em particular, associados ao domínio de conceitos e métodos fundamentais para a reflexão crítica sobre a própria historiografia do teatro e das artes e para a elaboração de um pensamento especulativo, autocrítico e comparativo sobre fenômenos artísticos e teatrais.

3. Capacidades de pesquisa, de articulação de informações, de produção crítico-teórica, de operacionalização de metodologias e de desenvolvimento da prática de reflexão estética.

4. Capacidade de fundamentação estética e teórico-filosófica, de articular estudos interdisciplinares e de elaborar um pensamento crítico-comparativo entre diferentes formas e linguagens artísticas.

5. Capacidade de articulação das práticas artísticas e teatrais, em seus vários componentes, com a prática da reflexão crítico-teórica, valorizando as dimensões autorreflexiva e experimental da criação cênica e visando um questionamento constante e transformador dos próprios meios expressivos e especulativos, bem como dos recursos estéticos e dos procedimentos metodológicos empregados.

 

Levando-se em consideração os três eixos de formação (Eixo cênico-dramaturgico; Eixo História / Memória / Arquivo; Eixo critico-conceitual) e a articulação entre eles, o profissional formado pelo Bacharelado em Estética e Teoria do Teatro poderá desenvolver diferentes atividades profissionais, tais como:

1. Atuação no campo das criticas de arte e de teatro:

  • profissional capacitado para o exercício da crítica em veículos diversos e em suas várias formas de manifestação (jornalística, ensaística, historiográfica);
  • profissional capacitado a atuar no sentido do fortalecimento e/ou criação de veículos especializados (publicação) para o exercício da critica de arte e de teatro.
  • Profissional capacitado a preparar edições de obras relacionadas às áreas do teatro e das artes.


2. 
Atuação nos campos da historiografia da arte e do teatro e na preparação e conservação de acervos e arquivos:

  • Profissional capaz de atuar como pesquisador e historiador do teatro capacitado a investigar seu objeto de estudo a partir de uma formação interdisciplinar que lhe permite acionar conceitos e métodos que importam ao campo geral da historiografia da arte.
  • Profissional capaz de atuar como historiador e pesquisador de teatro e apto a lidar com produção e registros de memória.


3. 
Atuação no campo da pesquisa artística, dramatúrgica e cênico-performativa:

  • profissional capaz de atuar como pesquisador na área do teatro e outras artes;
  • profissional capaz de atuar como formulador / coordenador / orientador / consultor de centros de investigação, grupos, linhas e projetos de pesquisa artístico-teatrais.
  • profissional capaz de atuar como dramaturgista ou colaborador teórico em montagens teatrais, ou junto a grupos, coletivos, e companhias teatrais permanentes e em teatros públicos ou privados.
  • profissional capaz de realizar investigações e experimentações cênico-performativas em estreita correlação com a reflexão teórica e conceitual.
  • profissional capaz de realizar experimentações e trabalhos dramatúrgicos a partir de uma visão crítica sobre os procedimentos e processos da escrita.


4.
No campo da produção e administração cultural:

  • Profissional capacitado a atuar em órgãos de cultura e entidades da administração pública ou do setor privado, formulando políticas sócio-culturais, fazendo curadorias, organizando festivais e eventos de cunho artístico e/ou crítico, realizando consultorias, e demais funções administrativas.


5.
No campo do ensino:

  • Profissional apto a atuar no campo do ensino superior das artes cênicas, na medida em que o bacharel em Estética e Teoria do Teatro adquire uma formação ampla e ao mesmo tempo consistente na área dos estudos históricos, teóricos, estéticos e analíticos sobre o teatro e suas relações com outras artes.

 

Relatório de Acompanhamento dos Egressos.

Estética e Teoria do Teatro (415)

Sobre o curso

Currículo do curso

Eixos de formação

Atividades complementares (ACC)

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

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Docentes do curso

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Projeto pedagógico

Perfil do egresso

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Laboratório de Pesquisa Discente

NIETT

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Horários 2024.1

Curso antigo (414)

Artes Cênicas - habilitação em Teoria do Teatro


Currículo do curso

Equivalências