Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / teoria / Núcleo de Investigações em Estética e Teoria do Teatro (NIETT)

Núcleo de Investigações em Estética e Teoria do Teatro (NIETT)

LOGO NIETT BRANCO

Reunião de grupos de pesquisa e de pesquisadores do Departamento de Teoria do Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), objetivando fomentar e consolidar a metodologia transdiciplinar em arte, cultura e literatura. Essa metodologia é a base da orientação de pesquisa dos grupos e pesquisadores reunidos no NIETT, cuja implantação objetiva criação de condições técnicas e de organização para a realização de eventos e publicações especializadas.

O princípio norteador das atividades do Departamento é o de fomentar uma visão que reconheça a relevância das tradições teatrais e que saiba articulá-la com propostas artísticas e problemas teóricos contemporâneos incitadores de experimentações e reflexões sobre teatro contemporâneo e sua relação com as demais linguagens artísticas.

Considerando a complexidade e a amplitude dos estudos teatrais contemporâneos, bem como sua interdisciplinaridade, o NIETT visa a articulação de pesquisas sobre teatro, tendo em vista sua relação com outras artes, disciplinas e campos de conhecimento, tais como a literatura, a história, o cinema, as artes visuais e a música.

A criação do NIETT reflete as mudanças curriculares em curso no âmbito do Departamento de Teoria do Teatro, reafirmando o caráter interdisciplinar e interartístico da formação já proposta ao longo de mais de três décadas de existência.

Website: https://niettpesquisa.wixsite.com/niett

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes:

José da Costa Filho - Coordenador
Maria Helena Werneck
Flora Sussekind
Inês Cardoso Martins Moreira
André Luís Gardel Barbosa
Leonardo Ramos Munk Machado
Vanessa Teixeira de Oliveira
Ana Bernstein
Laura Rabelo Erber
Danrlei de Freitas Azevedo

Financiador:

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.

Estética e Teoria do Teatro (415)

Currículo do curso

Eixos de formação

Atividades complementares (ACC)