Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / EN / Internationalization Projects

Internationalization Projects

por PPGMS — publicado 31/01/2023 12h00, última modificação 21/03/2023 11h05

Cabeçalho_PPGMS_EN_Verde

Conexão_2 Internationalization Projects

 

◎ Projeto: O mundo lusófono e os patrimônios híbridos

Professora coordenadora: Regina Abreu (PPGMS/UNIRIO)

Professores envolvidos: Susana Sardo (Universidade de Aveiro/Portugal); Pedro Aragão (PPGM/UNIRIO); José Alberto Salgado (PPGM/UNIRIO); Vera Dodebei (PPGMS/UNIRIO)

Descrição: Este projeto visa reafirmar e ampliar a parceria do Acordo Internacional, ocorrido no ano de 2017, entre os Programas de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS-UNIRIO) e em Música (PPGM-UNIRIO) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e o Instituto de Etnomusicologia da Universidade de Aveiro (INET).

No Acordo firmado em 2017, o foco desta parceria estava voltado para a realização de intercâmbio e participação de docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Memória Social-UNIRIO, do Programa de Pós-Graduação em Música-UNIRIO e do Instituto de Etnomusicologia da Universidade de Aveiro em desenvolvimento dos projetos de pesquisa, em especial, os projetos “ATLAS” (PPGM-Unirio); “SOMA” (INET-Aveiro) e "O mundo lusófono e os patrimônios híbridos" (PPGMS-Unirio).

Em resposta a esta parceria, no ano de 2018, foi implementada uma unidade curricular conjunta articulando os temas Memória Social e Música. Com o título de “Música e Memória Social”, esta disciplina foi oferecida em caráter compartilhado entre o Programa de Pós-Graduação em Memória Social, o Programa de Pós-Graduação em Música (ambos da UNIRIO) e o Instituto de Etnomusicologia-INET-md (polo Universidade de Aveiro), e teve como objetivo propor enfoques inter e transdisciplinares entre música e memória social, a partir de ferramentas diversas, que incluíam saberes (etno)musicológicos, antropológicos, sociológicos, bem como textos clássicos da memória social.

No final do ano 2020, o projeto passou a contar a participação da pós-doutoranda e egressa do PPGMS Sabrina Dinola Gama Silva que está desenvolvendo projeto individual de pesquisa intitulado “Simetrias e assimetrias na digitalização da cultura: sociabilidade e memórias coletivas em torno da música popular no ciberespaço”, sob a supervisão da docente Regina Abreu. Trata-se de uma pesquisa sediada no Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS-UNIRIO) e financiada pelo “Programa de Pós-doutorado Nota 10” da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Portanto, partindo desta pesquisa de pós-doutorado, o objetivo geral é reafirmar e ampliar este Acordo Internacional através de uma nova rede de interlocução capaz de produzir outras colaborações entre os pesquisadores vinculados a estas instituições parceiras. A ideia de produzir uma nova etapa para esta parceria estabelecida no ano de 2017, e renovada em 2019.

Como desdobramento desta interlocução, propomos, ao final, a produção de um Dossiê Temático para uma revista especializada. Ou seja, o objetivo é reunir artigos que sejam resultantes deste trabalho de cooperação, assim como dos encontros e debates produzidos em sala de aula. Participarão em especial, mas não exclusivamente, pesquisadores que compõem a parceria do Acordo Internacional entre os Programas de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS-UNIRIO) e em Música (PPGM-UNIRIO) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e o Instituto de Etnomusicologia da Universidade de Aveiro (INET).

 

◎ Projeto: Lockdown Memories

Professora coordenadora: Camila Moraes (PPGMS/UNIRIO)

Professores envolvidos: Fabian Frenzel (Universidade de Leicester/Inglaterra); Isabella Rega (Universidade de Bournemouth/Inglaterra); Narayanan Kulathuramaiyer (Universidade of Malaysia Sarawak/UNIMAS - Malásia); Milton Novela (Universidade Lurio/UNILURIO - Moçambique) e Glenda Melo (PPGMS/UNIRIO)

Descrição: A Covid-19 atingiu comunidades em todo o mundo e traz desafios sem precedentes. Em comunidades mais carentes, como as favelas do Rio de Janeiro, o impacto do vírus, suas consequências para a saúde, renda e vida social das comunidades é agravado pela exclusão e marginalidade. Neste projeto de pesquisa, o objetivo é compreender melhor as respostas que os cidadãos dessas comunidades desenvolvem à crise, ampliando suas vozes e fortalecer a resiliência da comunidade. Visa ainda a criação de novas conexões, digitalmente, entre comunidades em todo o mundo, em tempos de pandemia.

A prática de contação de memória e seu registro em dispositivos digitais, é algo comum nesses espaços; entretanto, no presente projeto, o foco recai sobre a denominada narração de 'memórias do bloqueio'. Assim sendo, o projeto de pesquisa está se detendo no acompanhamento de um grupo específico composto por moradores de favelas e coletivos, envolvidos com turismo comunitário e operadores de visitas guiadas que estão reorganizando suas ofertas turísticas para o público virtual global. Nesse sentido, o projeto objetiva ainda compreender o processo de reformulação de tais atividades e, em âmbito extensionista busca apoiar estas iniciativas com formação específica, bem como com a disponibilização de plataformas para uma distribuição mais ampla a públicos globais.

Cabe destacar que o projeto tomou por base pesquisas anteriores realizadas pelos coordenadores da proposta que evidenciaram o papel da narração de memórias no empoderamento da comunidade, com trabalho anterior nessas comunidades no Rio e em outras comunidades de baixa renda e marginalizadas em todo o mundo (Frenzel 2017, 2020). No atual cenário, onde o turismo configura-se em uma das atividades econômicas mais atingidas pela pandemia, a narração de memórias permite a quebra do isolamento, mantem visibilidade de tais espaços e facilita o fluxo de recursos. Pelo exposto, considerando o aporte de recursos oriundos de fundos de pesquisa da Universidade de Leicester e, em especial as possibilidades de compreensão acerca de como os fornecedores de turismo comunitário podem se adaptar a cenários adversos à prática turística e como as formas de compartilhar memórias podem continuar a construir resiliência; o projeto Lockdown Memories, revela considerável contribuição no que a tange aos objetivos do PPGMS.

 

◎ Projeto: Memória Política na América Latina – desdobramentos do contexto pós ditatorial

Professor coordenador: Javier Lifschitz (PPGMS/UNIRIO)

Professores envolvidos: Melisa Paiaro (Universidad Nacional de Córdoba/Argentina); Sandra Arenas Grisales (Escuela Interamericana de biblioteconomia de La Universidad de Antioquia/Colômbia); Université Lorraine; Ana Maria Lopoez Carmona (Universidad Pontifícia Bolivariana/Colômbia); - Eliana Lacombe (Universidad Nacional de Córdoba/Argentina); Luis Carlos Toro Tamayo (Universidad de Antioquia/Colômbia); Andrea Lopes da Costa (PPGMS/UNIRIO).

Descrição: O projeto de pesquisa envolve a constituição do campo da memória política. Valendo-se da perspectiva de Halbwachs sobre a memória social e investiga, a partir de autores como Bordieu e Habermas, a ideia de um campo da memória política. Considerando dois momentos de inflexão na constituição desse campo, sendo um deles representado por autores como Nora e Anderson, em que a memória política se inscreve nos processos estatais de construção de uma memória nacional e o outro o contexto pós-ditatorial na América Latina, o projeto objetiva averiguar a autonomização desse campo a partir de temas como os agentes da memória, suportes de memória e conflitos de memória. O projeto aqui descrito envolve expressivo quantitativo de pesquisadores de distintas universidades da América Latina, aspecto que contribui para o fortalecimento da Política de Internacionalização do PPGMS.

 

◎ Projeto Memórias da violência de Estado: rastros do processo de reintegração da pessoa egressa da prisão. A experiência da Maison d’Arrêt de La Santé – Paris

Professor coordenador: Francisco Ramos de Farias (PPGMS/UNIRIO)

Professores envolvidos: Octave Debary (Universidade Paris-Descartes); Diana de Souza Pinto (PPGMS/UNIRIO) e Lobelia da Silva Faceira (PPGMS/UNIRIO)

Descrição: Este projeto centra-se em uma análise acerca da produção de restos excluídos (pessoas reclusas em função da prática de crimes), no contexto das relações sociais, sob estigmatização e segregação, a partir de diferentes modalidades de tratamento e de intervenção. Para tanto, consideramos dois eixos principais: 1) os rastros e vestígios de memória relativos a pessoas custodiadas em instituições prisionais e, b) as estratégias empreendidas pelo Estado como proposta de solução para atos de conduta atípicos. Nossa proposta parte da contradição em abordar a criminalidade apenas como um problema social. Interessamo-nos, sobretudo, focalizar o crime, como dimensão da experiência humana, no âmbito de uma questão social. Com isso, convergimos o nosso olhar para um tipo de ação estatal que consiste em elaborar e executar programas de combate da violência, adotando a política de solução, criando instituições destinadas ao confinamento de pessoas.

Acrescentamos que a adoção dessa medida estatal concorre para evidenciar mais uma modalidade de violência, principalmente pela acentuação da estigmatização de classes sociais marginalizadas que são controladas em regime de segregação. Ater-nos-emos, também, em nossa análise, no acompanhamento e na implementação de programas para as pessoas egressas, considerando o contexto brasileiro e a realidade francesa, centrando-nos na experiência da Maison d’Arrêt de La Santé, no sentido da descrição das singularidades de cada realidade. Evidenciamos, enfim, que a proposta de reflexão sobre a reintegração de pessoas egressas ao convívio social é um grande desafio. Em princípio, em parte em função do desinteresse da sociedade quanto à saída da prisão de pessoas presas; bem como pelo fato de considerar as prisões como instituições malditas que não merecem qualquer esforço de pensamento, devendo permanecer em uma de suas facetas: lugar de sofrimento, de dor e quiçá de extermínio. Ressalve-se também a forte corrente que advoga a existência da prisão em função de interesses, nem sempre explícitos, como os de natureza econômica, de garantia de poder e de manutenção da prática de segregação e estigmatização.

______________________________________________________________ 

UNIRIO    CAPES    CNPq    FAPERJ    PPGMS 

PPGMS | Graduate Program in Social Memory

2023 © PPGMS Developed with Plone by Renato Mauro

Found an error on the site? Help us to correct. Click here.

LOGO_PPGMS_EN

Introduction

Historical

About PPGMS

Research Lines

Committees

CAPES Score

News

Academic Structure

Curricular Structure

Laboratories

Internationalization Projects

Rules and Regulations

Academic Community

Faculty

Postdocs

Students

Graduates

Selection

Novo!Selection Processes

Intellectual Production

Dissertations

Theses

Morpheus Magazine

Scholarships and Financing

Social Demand Scholarship

Financing

Secretariat

Calendar

Disciplines of the Semester

Forms and Templates

Communication

Contacts

Logo

Site Rating

Social Networks

Facebook         Instagram         YouTube

Languages

Português_BR         Inglês_EN_PB         Francês_FR