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Projetos de Internacionalização

por PPGMS — publicado 31/01/2023 12h00, última modificação 13/09/2023 16h29

CCHS #465F11

Conexão Projetos de Internacionalização

 

◎ Projeto: O mundo lusófono e os patrimônios híbridos

Professora coordenadora: Regina Abreu (PPGMS/UNIRIO)

Professores envolvidos: Susana Sardo (Universidade de Aveiro/Portugal); Pedro Aragão (PPGM/UNIRIO); José Alberto Salgado (PPGM/UNIRIO); Vera Dodebei (PPGMS/UNIRIO)

Descrição: Este projeto visa reafirmar e ampliar a parceria do Acordo Internacional, ocorrido no ano de 2017, entre os Programas de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS-UNIRIO) e em Música (PPGM-UNIRIO) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e o Instituto de Etnomusicologia da Universidade de Aveiro (INET).

No Acordo firmado em 2017, o foco desta parceria estava voltado para a realização de intercâmbio e participação de docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Memória Social-UNIRIO, do Programa de Pós-Graduação em Música-UNIRIO e do Instituto de Etnomusicologia da Universidade de Aveiro em desenvolvimento dos projetos de pesquisa, em especial, os projetos “ATLAS” (PPGM-Unirio); “SOMA” (INET-Aveiro) e "O mundo lusófono e os patrimônios híbridos" (PPGMS-Unirio).

Em resposta a esta parceria, no ano de 2018, foi implementada uma unidade curricular conjunta articulando os temas Memória Social e Música. Com o título de “Música e Memória Social”, esta disciplina foi oferecida em caráter compartilhado entre o Programa de Pós-Graduação em Memória Social, o Programa de Pós-Graduação em Música (ambos da UNIRIO) e o Instituto de Etnomusicologia-INET-md (polo Universidade de Aveiro), e teve como objetivo propor enfoques inter e transdisciplinares entre música e memória social, a partir de ferramentas diversas, que incluíam saberes (etno)musicológicos, antropológicos, sociológicos, bem como textos clássicos da memória social.

No final do ano 2020, o projeto passou a contar a participação da pós-doutoranda e egressa do PPGMS Sabrina Dinola Gama Silva que está desenvolvendo projeto individual de pesquisa intitulado “Simetrias e assimetrias na digitalização da cultura: sociabilidade e memórias coletivas em torno da música popular no ciberespaço”, sob a supervisão da docente Regina Abreu. Trata-se de uma pesquisa sediada no Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS-UNIRIO) e financiada pelo “Programa de Pós-doutorado Nota 10” da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Portanto, partindo desta pesquisa de pós-doutorado, o objetivo geral é reafirmar e ampliar este Acordo Internacional através de uma nova rede de interlocução capaz de produzir outras colaborações entre os pesquisadores vinculados a estas instituições parceiras. A ideia de produzir uma nova etapa para esta parceria estabelecida no ano de 2017, e renovada em 2019.

Como desdobramento desta interlocução, propomos, ao final, a produção de um Dossiê Temático para uma revista especializada. Ou seja, o objetivo é reunir artigos que sejam resultantes deste trabalho de cooperação, assim como dos encontros e debates produzidos em sala de aula. Participarão em especial, mas não exclusivamente, pesquisadores que compõem a parceria do Acordo Internacional entre os Programas de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS-UNIRIO) e em Música (PPGM-UNIRIO) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e o Instituto de Etnomusicologia da Universidade de Aveiro (INET).

 

◎ Projeto: Lockdown Memories

Professora coordenadora: Camila Moraes (PPGMS/UNIRIO)

Professores envolvidos: Fabian Frenzel (Universidade de Leicester/Inglaterra); Isabella Rega (Universidade de Bournemouth/Inglaterra); Narayanan Kulathuramaiyer (Universidade of Malaysia Sarawak/UNIMAS - Malásia); Milton Novela (Universidade Lurio/UNILURIO - Moçambique) e Glenda Melo (PPGMS/UNIRIO)

Descrição: A Covid-19 atingiu comunidades em todo o mundo e traz desafios sem precedentes. Em comunidades mais carentes, como as favelas do Rio de Janeiro, o impacto do vírus, suas consequências para a saúde, renda e vida social das comunidades é agravado pela exclusão e marginalidade. Neste projeto de pesquisa, o objetivo é compreender melhor as respostas que os cidadãos dessas comunidades desenvolvem à crise, ampliando suas vozes e fortalecer a resiliência da comunidade. Visa ainda a criação de novas conexões, digitalmente, entre comunidades em todo o mundo, em tempos de pandemia.

A prática de contação de memória e seu registro em dispositivos digitais, é algo comum nesses espaços; entretanto, no presente projeto, o foco recai sobre a denominada narração de 'memórias do bloqueio'. Assim sendo, o projeto de pesquisa está se detendo no acompanhamento de um grupo específico composto por moradores de favelas e coletivos, envolvidos com turismo comunitário e operadores de visitas guiadas que estão reorganizando suas ofertas turísticas para o público virtual global. Nesse sentido, o projeto objetiva ainda compreender o processo de reformulação de tais atividades e, em âmbito extensionista busca apoiar estas iniciativas com formação específica, bem como com a disponibilização de plataformas para uma distribuição mais ampla a públicos globais.

Cabe destacar que o projeto tomou por base pesquisas anteriores realizadas pelos coordenadores da proposta que evidenciaram o papel da narração de memórias no empoderamento da comunidade, com trabalho anterior nessas comunidades no Rio e em outras comunidades de baixa renda e marginalizadas em todo o mundo (Frenzel 2017, 2020). No atual cenário, onde o turismo configura-se em uma das atividades econômicas mais atingidas pela pandemia, a narração de memórias permite a quebra do isolamento, mantem visibilidade de tais espaços e facilita o fluxo de recursos. Pelo exposto, considerando o aporte de recursos oriundos de fundos de pesquisa da Universidade de Leicester e, em especial as possibilidades de compreensão acerca de como os fornecedores de turismo comunitário podem se adaptar a cenários adversos à prática turística e como as formas de compartilhar memórias podem continuar a construir resiliência; o projeto Lockdown Memories, revela considerável contribuição no que a tange aos objetivos do PPGMS.

 

◎ Projeto: Memória Política na América Latina – desdobramentos do contexto pós ditatorial

Professor coordenador: Javier Lifschitz (PPGMS/UNIRIO)

Professores envolvidos: Melisa Paiaro (Universidad Nacional de Córdoba/Argentina); Sandra Arenas Grisales (Escuela Interamericana de biblioteconomia de La Universidad de Antioquia/Colômbia); Université Lorraine; Ana Maria Lopoez Carmona (Universidad Pontifícia Bolivariana/Colômbia); - Eliana Lacombe (Universidad Nacional de Córdoba/Argentina); Luis Carlos Toro Tamayo (Universidad de Antioquia/Colômbia); Andrea Lopes da Costa (PPGMS/UNIRIO).

Descrição: O projeto de pesquisa envolve a constituição do campo da memória política. Valendo-se da perspectiva de Halbwachs sobre a memória social e investiga, a partir de autores como Bordieu e Habermas, a ideia de um campo da memória política. Considerando dois momentos de inflexão na constituição desse campo, sendo um deles representado por autores como Nora e Anderson, em que a memória política se inscreve nos processos estatais de construção de uma memória nacional e o outro o contexto pós-ditatorial na América Latina, o projeto objetiva averiguar a autonomização desse campo a partir de temas como os agentes da memória, suportes de memória e conflitos de memória. O projeto aqui descrito envolve expressivo quantitativo de pesquisadores de distintas universidades da América Latina, aspecto que contribui para o fortalecimento da Política de Internacionalização do PPGMS.

 

◎ Projeto Memórias da violência de Estado: rastros do processo de reintegração da pessoa egressa da prisão. A experiência da Maison d’Arrêt de La Santé – Paris

Professor coordenador: Francisco Ramos de Farias (PPGMS/UNIRIO)

Professores envolvidos: Octave Debary (Universidade Paris-Descartes); Diana de Souza Pinto (PPGMS/UNIRIO) e Lobelia da Silva Faceira (PPGMS/UNIRIO)

Descrição: Este projeto centra-se em uma análise acerca da produção de restos excluídos (pessoas reclusas em função da prática de crimes), no contexto das relações sociais, sob estigmatização e segregação, a partir de diferentes modalidades de tratamento e de intervenção. Para tanto, consideramos dois eixos principais: 1) os rastros e vestígios de memória relativos a pessoas custodiadas em instituições prisionais e, b) as estratégias empreendidas pelo Estado como proposta de solução para atos de conduta atípicos. Nossa proposta parte da contradição em abordar a criminalidade apenas como um problema social. Interessamo-nos, sobretudo, focalizar o crime, como dimensão da experiência humana, no âmbito de uma questão social. Com isso, convergimos o nosso olhar para um tipo de ação estatal que consiste em elaborar e executar programas de combate da violência, adotando a política de solução, criando instituições destinadas ao confinamento de pessoas.

Acrescentamos que a adoção dessa medida estatal concorre para evidenciar mais uma modalidade de violência, principalmente pela acentuação da estigmatização de classes sociais marginalizadas que são controladas em regime de segregação. Ater-nos-emos, também, em nossa análise, no acompanhamento e na implementação de programas para as pessoas egressas, considerando o contexto brasileiro e a realidade francesa, centrando-nos na experiência da Maison d’Arrêt de La Santé, no sentido da descrição das singularidades de cada realidade. Evidenciamos, enfim, que a proposta de reflexão sobre a reintegração de pessoas egressas ao convívio social é um grande desafio. Em princípio, em parte em função do desinteresse da sociedade quanto à saída da prisão de pessoas presas; bem como pelo fato de considerar as prisões como instituições malditas que não merecem qualquer esforço de pensamento, devendo permanecer em uma de suas facetas: lugar de sofrimento, de dor e quiçá de extermínio. Ressalve-se também a forte corrente que advoga a existência da prisão em função de interesses, nem sempre explícitos, como os de natureza econômica, de garantia de poder e de manutenção da prática de segregação e estigmatização.

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