Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Prof. Dr. Renato Crivelli Duarte

Prof. Dr. Renato Crivelli Duarte

É doutor e mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília. Possui graduação em Arquivologia pela mesma instituição. Foi arquivista do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (CEDAP) da Faculdade de Ciências e Letras de Assis da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? ? UNESP no período de 2014 a 2019. Atualmente é professor adjunto A no Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É líder do Grupo de Pesquisa "Acervos Privados e Pessoais: memórias, políticas e patrimônio" (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2718794724114957), com atuação na linha de pesquisa "Instituições (d)e custódia de arquivos privados e pessoais". Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivologia, memória individual e memória coletiva, arquivos pessoais, patrimônio e patrimônio documental e instituições de custódia.

renato.duarte@unirio.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3330664202102987

Projeto de Pesquisa no Programa: Institucionalização de arquivos privados e pessoais por instituições de custódia na cidade do Rio de Janeiro.

Resumo: Esta pesquisa se propõe a desenvolver um estudo sobre a institucionalização de arquivos privados e pessoais por instituições de custódia de acervos arquivísticos, públicas e/ou privadas, na cidade do Rio de Janeiro. Toma-se como objeto de análise três instituições arquivísticas públicas em diferentes níveis de poder: Arquivo Nacional, Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, além de centros de documentação, de memória, de pesquisa, públicos ou privados. O objetivo desta pesquisa é realizar análises da institucionalização e custódia de arquivos privados e pessoais por instituições de custódia como forma de patrimonialização de acervos arquivísticos. O objetivo da pesquisa pretende contribuir com a problemática da patrimonialização de arquivos privados e pessoais e seu entendimento como elementos para a memória, a história e a identidade coletiva. O problema da pesquisa, portanto, questiona o papel e o lugar dos arquivos privados e pessoais no panorama da preservação do patrimônio documental no Brasil, tomando por base a sua
institucionalização por instituições de custódia de acervos arquivísticos.