Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Prof. Dr. Eliezer Pires da Silva

Prof. Dr. Eliezer Pires da Silva

Possui graduação em ARQUIVOLOGIA pela Universidade Federal Fluminense(2006), especialização em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense(2011), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense(2009) e doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(2013). Atualmente é ARQUIVISTA do Arquivo Nacional, Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Membro de corpo editorial da Revista Acervo, Membro de corpo editorial da Revista REDar e Membro de comitê assessor do Conselho Nacional de Arquivos. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:MEMÓRIA SOCIAL, ARQUIVOLOGIA.

eliezerpires@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3806798888576249

Projeto de Pesquisa no ProgramaOs instrumentos de pesquisa das instituições custodiadoras de acervos arquivísticos na cidade do rio de janeiro.

Resumo: A divulgação dos acervos arquivísticos para um público amplo que comumente não visitaria os arquivos tem em vista a função social e cultural desse recurso para a construção da memória social. Esse aspecto torna desejável que se busque atingir um público cada vez maior para os arquivos. O estudo das condições do acesso aos documentos de arquivo por parte da população concorre para a construção da cidadania e para a efetivação do direito à informação. Visando atender à demanda de ampliar os usos e os usuários dos acervos arquivísticos no Estado do Rio de Janeiro, este projeto tem por objetivo geral investigar os obstáculos à ampliação do acesso aos documentos de arquivo, considerando a existência das instituições que anunciam ter essa finalidade para os acervos que organizam e preservam. Esta investigação não só amplia o conhecimento sobre os arquivos como recurso informacional para o cidadão, mas principalmente propicia a produção de conhecimento sobre um tema fundamental para a emergência de novas discussões no espaço acadêmico envolvendo diversos atores sociais.