Você está aqui: Página Inicial / Perguntas Frequentes / Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

O que é um Mestrado Profissional e qual a sua diferença em relação a um Mestrado Acadêmico?

Conforme a CAPES,

"Mestrado Profissional" é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao Acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de Pós-Graduação, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer 0079/2002). Responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo Mestrado Acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela Pós-Graduação.”

Fonte:http://www.capes.gov.br/duvidas-frequentes/62-pos-graduacao/2376-qual-e-a-diferenca-entre-o-mestrado-academico-e-o-mestrado-profissional

Confira a legislação sobre Mestrado Profissional em: http://www2.unirio.br/unirio/cchs/ppggda/legislacao

Mestrado Profissional e Mestrado Profissionalizante são mestrados diferentes?

Inicialmente, o Mestrado Profissional recebeu a designação de Mestrado Profissionalizante (1998), termo que deixou de ser utilizado pelo MEC. Atualmente, o termo correto é Mestrado Profissional.

Depois do Mestrado Profissional é possível fazer um Doutorado?

Sim, o título de Mestre Profissional não é impedimento para o aluno ingressar num Programa de Doutorado. Vale lembrar, porém, seja Acadêmico ou Profissional, o Mestrado não é pré-requisito em vários Programas de Doutorado.

O curso está reconhecido pela CAPES?

Sim, a Proposta de Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos foi recomendada pela Comissão de Avaliação da Área e aprovado na 133a. Reunião (27 a 28/2/12) do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da CAPES

O curso é gratuito para os alunos?

Sim, este é um curso gratuito para os alunos.

O curso é noturno?

Um Mestrado exige do aluno disponibilidade de horário para as diversas atividades que são demandadas. O curso não é noturno, mas sempre que possível as disciplinas são oferecidas à noite, entre 19 e 22 hs, no Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO, na Avenida Pasteur, 468, Urca.  O curso não se resume à obtenção de créditos em disciplinas. O aluno deverá dispor de tempo para a realização das atividades extraclasse, destinadas aos trabalhos das disciplinas e elaboração do seu Trabalho Final de Curso.

O Mestrado será oferecido na modalidade à distância?

 

O curso é presencial, ainda que eventuais atividades possam ser desenvolvidas à distância. O aluno deverá presencialmente as disciplinas nos dois primeiros semestres. Até o final do terceiro semestre, ocorrerá a qualificação, uma atividade presencial. Nos terceiro e quarto semestres, dedicados à elaboração do trabalho final do curso, o aluno poderá ser dispensado de estar presente no Rio de Janeiro, desde que essa possibilidade seja acordada com o orientador e aprovada pelo Colegiado do Curso. Neste caso, será requerida a presença do discente na defesa pública do trabalho final de curso.
Há concessão de bolsas para os alunos?

O PPGARQ não conta com bolsas para os alunos. No momento, o MEC oferece Bolsas de Formação Continuada apenas a professores da Rede Pública da Educação Básica, regularmente matriculados em cursos de Mestrado Profissional.

Quando é realizado o processo seletivo?

Durante o primeiro semestre de cada ano para ingresso dos alunos no mês de agosto.

Fazendo o curso de Mestrado Profissional, posso dar aulas em faculdades e outras instituições?

Segundo a CAPES, de acordo com citação acima, o Mestrado Profissional tem “idênticos grau e prerrogativas” ao Mestrado Acadêmico, “inclusive para o exercício da docência”.

Qual a duração do curso?

O curso deverá ser realizado em até 24 meses, período que inclui a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso.

Como será o trabalho de conclusão do curso?

Na conclusão dos créditos, o aluno deverá elaborar uma dissertação ou um projeto/ produto técnico-científicos, inerentes aos diversos processos da gestão arquivística, sob a orientação de um Professor-Orientador. A defesa do trabalho de conclusão do curso será realizada em sessão pública e avaliado uma Banca Examinadora, composta por três professores.

O aluno selecionado pode adiar a matrícula para o ano seguinte ou posterior?

O processo seletivo tem como objetivo definir o corpo discente do ano letivo para o qual o candidato se inscreveu. Se o candidato pretende ingressar em outro ano, deverá realizar novo processo seletivo.

Se tiver outras questões, entre em contado com a Coordenação do PPGARQ