Você está aqui: Página Inicial

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE DOCUMENTOS E ARQUIVOS

Facebook: https://www.facebook.com/ppgarq.unirio.5

Coordenadora do PPGARQ

Profa. Dra. Mariana Lousada

Coordenadora Substituta do PPGARQ

Profa. Dra. Priscila Ribeiro Gomes

Comissão Executiva do PPGARQ

Profa. Dra. Ana Celeste Indolfo

Prof. Dr. Eliezer Pires da Silva

Profa. Dra. Mariana Lousada

Profa. Dra. Priscila Ribeiro Gomes 

Secretário do PPGARQ

Rodrigo de Resende Pinha

Endereço Av. Pasteur 458, subsolo CCH, sala 02 - CEP 22290-240
Telefone (+21) 2542-2024
E-mail ppgarq@unirio.br
Horário de Atendimento ao Público
Segunda a quinta - de 15h às 19h

A ampliação da Arquivologia como campo científico num cenário informacional em constantes alterações tem suscitado novos desafios nos processos de gestão da informação arquivística. Como tal, a produção de conhecimento em Arquivologia tem requisitado processos inovadores em termos político-pedagógicos. A demanda por mais arquivistas com perfis diversos para os setores público e privado, no Brasil, tem favorecido redesenhos na graduação e explicitado as demandas pelas pós-graduação.

Neste ambiente marcado por novas dimensões teóricas e práticas, mostra-se premente, na pós-graduação, a qualificação de gestores de documentos e arquivos para atuação em serviços e instituições arquivísticas públicos e privados. A inovação de processos, produtos e serviços arquivísticos tem implicações diretas na eficácia e eficiência das organizações públicas e privadas, assim como no uso social da informação arquivística. É na perspectiva de enfrentar essas desafios que nasce o Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos da UNIRIO, contando com o apoio do Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro, Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Casa de Rui Barbosa e Museu de Astronomia.

A Proposta de Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos foi recomendada pela Comissão de Avaliação da Área e aprovado na 133a. Reunião (27 a 28/2/12) do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da CAPES.

Conforme Parecer da Área de Ciências Sociais Aplicada da CAPES, “A proposta do Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos responde, igualmente, aos parâmetros da área. Deve-se acentuar que ela inaugura uma nova experiência na qualificação de profissionais para a gestão de instituições e serviços arquivísticos. A preparação de pessoal qualificado para essas funções é essencial para responder aos desafios colocados pela sociedade em relação às políticas públicas de gestão de arquivos. Deve-se destacar, também, que se trata do primeiro programa de pós-graduação proposto, no país, na área de Arquivologia.”