código do Google analytics UNIRIO lidera estudo que mostra inibição do vírus Sars-CoV-2 por ação da lactoferrina — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO lidera estudo que mostra inibição do vírus Sars-CoV-2 por ação da lactoferrina

por Comunicação publicado 14/05/2020 17h27, última modificação 14/05/2020 17h35
Proteína presente no leite, a lactoferrina já demonstrou atividade antiviral ‘in vitro’ contra diversos vírus, como os causadores da Zika e da Chikungunya

A UNIRIO lidera o estudo In Vitro Inhibition of Sars-Cov-2 Infection by Bovine Lactoferrin, publicado nesta quinta-feira (14/05) na plataforma internacional BiorXiv.

Os resultados in vitro demonstram que a lactoferrina, proteína presente no leite, é capaz de inibir em 84% a infecção do Sars-CoV-2, agente etiológico da Covid-19. A proteína já tem atividade antiviral demonstrada in vitro contra os vírus causadores da Zika e da Chikungunya, dentre outros.

Pela UNIRIO, o líder da pesquisa é o professor Rafael Braga, do Laboratório de Bioquímica Estrutural. O estudo conta com as parcerias da Universidade do Estado do Pará (Uepa), do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) e do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), ambos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Já estão previstas novas análises in vitro para aprofundar o esclarecimento sobre o mecanismo de ação da proteína. Cabe ressaltar que não é recomendada a automedicação em qualquer hipótese e que, ao aparecimento de sintomas de Covid-19, deve-se seguir as orientações do Ministério da Saúde.