Professor do IB investiga o uso de lactoferrina no combate a infecções
O professor do Instituto Biomédico (IB) Rafael Braga abriu na última sexta-feira, dia 3, a série de palestras Pesquisar é preciso!?, promovidas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGI). O docente falou sobre a lactoferrina, proteína derivada do leite, no combate a infeccções virais.
Braga tem desenvolvido pesquisas sobre a lactoferrina desde 2005. À frente do Laboratório de Bioquímica Estrutural da UNIRIO, ele e sua equipe investigam a ação da biomolécula no tratamento de diversas doenças, como zika, chikungunya, febre amarela, dengue e influenza humana. Segundo ele, a lactoferrina é capaz de reduzir as infecções provocadas pelos vírus causadores dessas doenças.
O palestrante também falou sobre os cortes de investimentos em ciência e tecnologia ocorridos nos últimos anos. “A ciência é feita de pequenos passos e muitos braços. Sem braços, sem colaboração, sem alunos, a gente não vai conseguir”, ressaltou. “Quando desestimulamos a ciência, tiramos uma criança do laboratório – criança essa que daqui a 20, 30 ou 40 anos poderia descobrir algo importante”, completou.
As palestras virtuais serão ministradas duas vezes por semana, sempre às terças e quintas-feiras, às 14h. A próxima palestra acontece amanhã, com o tema Produção do Conhecimento e Formas de Padronização. A convidada será a professora Naira Chritofoletti Teixeira.