Você está aqui: Página Inicial / (I) Mobilidades e Desigualdades Sociais

(I) Mobilidades e Desigualdades Sociais

Aconteceu no dia 15 de julho, o Lançamento do Mapa da Desigualdade 2020 da Casa Fluminense. O mapa apresenta um diagnóstico da realidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro com seus 22 municípios, segundo os seguintes indicadores: habitação, emprego, transporte, segurança, saneamento, saúde, educação, cultura, assistência social e gestão pública. 

O lançamento foi seguido de debate que contou com a presença do coordenador executivo da Casa Fluminense Henrique Silveira e da Socióloga Ana Carolina Lourenço do Fondo Acción Urgente e Co-fundadora do Movimento Mulheres Negras Decidem. Em sua fala, Ana Carolina abordou o Rio de Janeiro como caso "exemplar" do projeto latinoamericano de ocupação do espaço e poder que resultou num país desigual, vide o caso da primeira morte por covid-19 no país, uma empregada domesticas, moradora da região metropolitana do RJ. A deigualdade social no Brasil, em especial no estado do RJ é resultado de um processo de escravização, onde os mais vulneráveis, ou os mais impactados pela pandemia são determinados por território, classe, gênero e raça.

O Mapa possui ainda uma inflexão racial para possibilitar análises sobre o racismo estrutural. A sociedade civil pode ter acesso ao documento  para embasar discussões e propor alternativas e iniciativas pensando soluções que promovam a garantia de um modelo de cidade que produza o que é essencial para a vida.

A Casa Fluminense tem um diálogo muito forte com a socieddae civil e líderes comunitários, publicizando o diagnóstico por meio de um debate crítico que busca incidir e propor soluções para os territórios e servindo de base de dados para pesquisas futuras sobre a Metrópole do Rio de Janeiro.

O mapa está disponível na site da casa Fluminense no link https://casafluminense.org.br/ e video do lançamento está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LGdymL_Pz9A