Você está aqui: Página Inicial / EDITAL Nº 01/2023 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL OBSERVATÓRIO DE TURISMO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Projetos TurisData e Observatório do Turismo em Favelas

A tutora do grupo PET-Observatório de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Diretoria de Programas e Atividades Especiais de Ensino de Graduação – DPAE, torna pública a abertura do processo de seleção de bolsistas e voluntários.

1. OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao corpo discente a oportunidade de realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão nos Projetos TurisData e Observatório do Turismo em Favelas. Os projetos focam na realidade turística do Estado do Rio de Janeiro, nos Estudos do Turismo e das Mobilidades, e no turismo em favelas do Rio de Janeiro. Para maiores informações ver http://www.unirio.br/turisdata e https://sites.google.com/unirio.br/observaturfavelas

2. DAS VAGAS

O presente Edital tem por objetivo selecionar 5 bolsistas.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1  Poderão se candidatar estudantes que atendam aos seguintes pré-requisitos:

3.1.1      Regularmente matriculados em curso de graduação da UNIRIO

3.1.2      Não ser bolsista de qualquer outro projeto

3.1.3      Apresentar coeficiente de rendimento igual ou superior a 7.0.

3.1.4      Ter disponibilidade para dedicar 20 horas semanais ao programa

3.2 As inscrições ocorrerão de acordo com o cronograma anexo a este edital (anexo I) e serão realizadas somente pelo e-mail: turisdata@unirio.br com o envio dos documentos digitalizados em formato PDF.

3.3 No ato da inscrição os candidatos deverão entregar:

3.3.1 Histórico acadêmico atualizado

3.3.2 Carta de apresentação com as motivações e indicação de tema de interesse a ser pesquisado no PET-Turismo.

4. DA SELEÇÃO

4.1. A seleção de bolsistas e voluntários será realizada pela tutora do PET-Turismo.

4.2 A classificação dos candidatos obedecerá aos seguintes critérios:

4.2.1. Será atribuída uma nota entre 0 (zero) e 10 (dez) para a carta de apresentação que será a nota 1 do candidato.

4.2.2. O CR será considerado como a nota 2 do candidato

4.2.3 A nota parcial do candidato será a média aritmética das notas 1 e 2 obtidas nos itens 4.2.1 e 4.2.2

4.2.4 Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente das notas parciais, e aqueles com nota acima de 7, serão convocados para entrevista a ser realizada pelo google meets no dia 30 de março 2023 em horário a ser informado por e-mail.

4.2.5 Será atribuída uma nota entre 0 (zero) a 10 (dez) na entrevista.

4.2.6 A média final dos candidatos será a média aritmética da nota parcial com a nota da entrevista.

4.2.7 Os candidatos serão classificados de acordo com a nota final

4.2.8 Em caso de empate, serão considerados como critérios de desempate, em ordem de prioridade: CR e matrícula mais antiga.

4.3 Serão desclassificados os candidatos que não apresentarem toda a documentação indicada no item 3 deste edital.

4.4. Caso o candidato não concorde com o resultado do processo de seleção poderá enviar o recurso pelo endereço eletrônico turisdata@unirio.br, segundo as datas do calendário anexo a este edital.

5. DAS BOLSAS

Cada bolsista fará jus a uma bolsa mensal de valor equivalente ao praticado na política federal de concessão de bolsas de iniciação científica, conforme Portaria MEC nº 343, de 24 de abril de 2013.

6. DAS ATRIBUIÇÕES DOS BOLSISTAS

I. zelar pela qualidade acadêmica do PET;

II. participar de todas as atividades programadas pelo professor tutor;

III. participar durante a sua permanência no PET em atividades de ensino, pesquisa e extensão;

IV. manter bom rendimento no curso de graduação;

V. contribuir com o processo de formação de seus colegas estudantes da IES, não necessariamente da mesma área de formação, especialmente no ano de ingresso na instituição;

VI. publicar ou apresentar em evento de natureza cientifica um trabalho acadêmico por ano, individualmente ou em grupo;

VII. fazer referência à sua condição de bolsista do PET nas publicações e trabalhos apresentados; e

VIII. cumprir as exigências estabelecidas no Termo de Compromisso.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 O bolsista poderá ser desligado do PET, em caso de descumprimento dos termos deste edital, bem como das normas vigentes do programa.

7.2. Casos omissos serão resolvidos pelo CLAAPET

Rio de Janeiro, 13 de março de 2023.

Camila Maria dos Santos Moraes

SIAPE 1817079

Tutora do PET-Observatório de Turismo do Estado do Rio de Janeiro

Anexo I