Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Português / Notícias

Notícias

Três novas bolsas de mestrado e doutorado na França

 

BOLSA DE MOBILIDADE PARA DOUTORADO "GUATÁ"

 

Após o sucesso de 2023, o edital de bolsa é renovado e amplia a parceria com nove instituições brasileiras: UNICAMP, UnB, UFSCAR, UEA, UFGD, UFSC, UFPE, UFRR e UFF. A bolsa é destinada para estudantes indígenas de nacionalidade brasileira, residentes no Brasil, inscritos nas instituições parceiras e que desejam realizar um intercâmbio na França durante o doutorado. Além de uma série de benefícios, concede o subsídio de 1704 euros mensais para os alunos de doutorado pelo período de 6 a 11 meses.

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março de 2024.

 

Verifique a publicação aqui.

 

BOLSA TerrEE

 

O programa é destinado aos estudantes do primeiro, segundo ou terceiro ano de doutorado no Brasil que estejam pesquisando sobre temas na área de ecologia, ciências ambientais, ciências da natureza e saúde.

 

Por meio desse programa de bolsas, a Embaixada da França no Brasil tem o objetivo de fortalecer a cooperação científica entre Brasil e França sobretudo em questões referentes à crise climática e da perda da biodiversidade.

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março de 2024.

 

Acesse a publicação aqui.

 

BOLSA DE EXCELÊNCIA M2

 

Em seu quarto ano de programa, a bolsa concede aos estudantes inscritos no segundo ano do Master em uma universidade francesa (M2) a quantia de 470 euros por mês por um período de 10 meses, além de outros benefícios. Por se tratar de um financiamento parcial, é necessário que o candidato apresente uma prova de complemento no valor de 390 euros por mês.

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio de 2024.

 

Confira a publicação aqui.

 

 

Edital para a Criação de Colégios Doutorais do Grupo Tordesilhas

 

Informamos que está aberta a Chamada para recebimento de propostas para a criação de novos Colégios Doutorais em Tordesilhas até 20 de março de 2024

No Acordo Quadro anexo (versões em português e espanhol) poderá consultar as regras gerais para a criação de um Colégio Doutoral de Tordesilhas.

As universidades parceiras interessadas em formar um novo CDT deverão elaborar um Acordo Específico descrevendo sua proposta (você pode consultar Acordos Específicos dos CDTs existentes em www.grupotordesillas.net)

De acordo com a capacidade financeira do Grupo Tordesilhas, a Comissão Coordenadora decidirá quanto poderá financiá-los e quantos CDT poderão ser aprovados. A seleção dos CDT a financiar dependerá do âmbito do projeto, do plano do trabalho proposto, da utilização que se aplica ao financiamento e dos resultados esperados em termos de publicações, conteúdos pedagógicos online ou cursos em formato e-learning e cotutelas a serem realizadas.

Edital PORT / Edital ESP 

 

Edital - Bolsa Victor Hugo

 

Para o ano letivo 2024-2025, a université de Franche-Comté lançará mais uma vez seu programa de bolsas Victor-Hugo, um programa único para estudantes da América Latina e do Caribe.

Os beneficiários desta bolsa farão dois meses de cursos intensivos de francês no Centro de Linguística Aplicada da Université de Franche-Comté em julho e agosto, estarão isentos de propinas para o ano letivo 2024-2025 e receberão o equivalente monetário do aluguel na residência universitária e duas refeições no restaurante universitário de julho de 2024 a junho de 2025.

A partir do ano letivo 2019-2020, apenas estudantes de universidades parceiras do UFC serão elegíveis para este programa. O objetivo desta medida é fortalecer os laços entre as nossas instituições.

Os procedimentos e horários da bolsa Victor Hugo na université de Franche-Comté estão especificados no Guia Bourse Victor Hugo anexo a esta carta (disponível em francês, espanhol e português). As candidaturas enviadas à université de Franche-Comté diretamente pelos alunos serão consideradas inadmissíveis, bem como as candidaturas incompletas.

O prazo para inscrições é 4 de março de 2024.

Edital BR / Edital FR

 

Programa UNIGOU Academic Internships - UNIGOU REMOTE 2024

 

O Instituto Tcheco-Brasileiro para Cooperação Acadêmica anuncia que estão abertas as inscrições para mais uma edição do Programa UNIGOU REMOTE Academic Internships, em cooperação com as universidades e centros de pesquisas da República Tcheca. As atividades serão conduzidas de forma remota, com o auxílio de ferramentas online.
 
O Programa UNIGOU REMOTE é desempenhado com o apoio das Embaixadas do Brasil e da República Tcheca e tem o objetivo de estreitar as relações entre os dois países, através de um programa de cooperação científica e treinamento acadêmico de excelência.

Os estudantes brasileiros participantes do UNIGOU Remote terão a possibilidade de desenvolver atividades acadêmicas em suas áreas de formação junto aos pesquisadores das instituições parceiras da República Tcheca. Além disso, serão orientados a produzirem e publicarem artigo científico aderindo aos padrões internacionais, de modo a ampliarem suas possibilidades de engajamento na comunidade científica internacional.

O Programa é tipicamente conduzido durante o período de recesso de verão no Brasil (Janeiro a Março de 2024).


Período: Janeiro a Março de 2024

Período de Inscrição: até 15 de Outubro de 2023
Duração: 2 a 3 meses
Idioma do Programa: Inglês
Requisitos: Ser brasileiro; possuir Inglês fluente; ser estudante ou recém graduado em uma das universidades brasileiras de interesse; haver concluído, no mínimo, 2 anos do programa de graduação na universidade brasileira de origem; possíveis requisitos técnicos de acordo com o tópico de colaboração
Critérios de Seleção: Avaliações online, análise de currículo e carta de motivação

Inscrições: Estudantes interessados em participar do Programa devem se inscrever através do endereço www.incbac.org

 

Graduação e pós-graduação na França

 

O Campus France Brasil informa que o calendário de candidaturas para graduação e pós-graduação na França para 2024-2025 já está disponível.

 

As instituições francesas aceitam candidaturas de estudantes brasileiros para formações de graduação (Licence) e pós-graduação (Master) nas mais variadas áreas de estudos.

 

Candidatura para o primeiro ano de Licence em uma universidade pública francesa e Diploma de arquitetura.

01/10/2023 - Abertura do período de inscrições

15/12/2023 - Data limite para a entrega de documentos online e data de envio dos resultados do teste linguístico (DELF B2, DALF C1 ou C2, ou TCF TP+EE)

08/03/2024 - Data limite para a realização das entrevistas presenciais

30/04/2024 - Data limite para a resposta da instituição francesa

 

Candidatura para o segundo ou terceiro ano de graduação (Licence), pós-graduação (Master), BUT e Diploma de engenharia.

01/10/2023 - Abertura do período de inscrições

31/01/2024 - Data limite para a entrega de documentos online

08/03/2024 - Data limite para a realização das entrevistas presenciais e data limite para o envio dos resultados do teste linguístico.

30/04/2024 - Data limite para a resposta da instituição

 

Para mais informações, consulte os links abaixo:

 

Instagram

Facebook

Site

 

Programa de auxílio para doutorandos com bolsa nacional

  

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) abriu as inscrições ao programa de auxílio para estadias de pesquisa para doutorandos brasileiros com bolsa no país. Trata-se de um financiamento complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por uma Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP) participante do programa, com o objetivo de viabilizar parte da pesquisa da tese na Alemanha. Os interessados poderão se candidatar até 31/10/2023 para estadias de pesquisa entre maio de 2024 e janeiro de 2025.

Todos os detalhes sobre o financiamento, os requisitos e o processo de candidatura se encontram no edital no site do DAAD.

Os contemplados pelo programa podem permanecer na Alemanha por dois a seis meses (sem interrupção da vigência da bolsa da agência brasileira). Os estudantes podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado.

 

CHAMADA CNPq n.º 14/2023 – Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação

 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu as inscrições para CHAMADA CNPq n.º 14/2023 –  Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação com objetivo de fomentar propostas de projetos internacionais de pesquisa por meio da concessão de bolsas no exterior e recursos de custeio, em todas as áreas do conhecimento. O prazo de submissões das propostas vai até 01 de setembro de 2023. Ao todo, está previsto um investimento de R$ R$ 55 milhões.

A chamada conta com algumas novidades. Além de prevê apoio a projetos em cooperação que receberão recursos não só pra bolsas, mas também para custeio, ela prevê também a concessão de bolsa de pós-doutorado para projeto individual. Esses projetos serão apoiados nas seguintes faixas:

Faixa 1:

a) Projeto em cooperação, compreendido como projeto de pesquisa com comprovada articulação internacional entre grupos já estabelecidos, mediante a manifestação por escrito dos grupos internacionais envolvidos no projeto;

Faixa 2:

b) Projeto individual, entendido como um projeto de pesquisa que busca estimular o engajamento de doutores, com até 10 anos de conclusão do doutoramento, em pesquisas internacionais de forma a promover novas lideranças científicas.

c) É desejável que a capacitação internacional pretendida agregue condições para que o pesquisador possa concorrer em projetos de cooperação, no futuro, pelo Brasil.

Os projetos da Faixa 1 contarão com recursos para bolsas e custeio de acordo com as seguintes modalidades Doutorado-Sanduíche no Exterior (SWE), Pós-Doutorado no Exterior (PDE) e Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior nas categorias Sênior (DES) e Junior (DEJ). Já na faixa 2, os recursos serão para concessão de uma bolsa individual de Pós-Doutorado no Exterior (PDE) e o proponente será o beneficiário da bolsa PDE.

A chamada também estimula a cooperação entre países latino-americanos, caribenhos e africanos e a diversidade regional, incentivando projetos com pesquisadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Para mais informações acesse a Chamada

 

Edital de Bolsas de Pesquisa lançado pela Universidade de St. Gallen na Suíça

 

A Embaixada da Suíça no Brasil tem o prazer de informar sobre o Edital de Bolsa de Pesquisa lançado pela Universidade de St. Gallen, através do Instituto de Gestão na América Latina (GIMLA). O objetivo da Bolsa é a promoção de projetos mono ou interdisciplinares e o envolvimento em parcerias bilaterais ou multilaterais entre a Suíça e países da América Latina. Pesquisadores de todas as disciplinas são convidados a se candidatarem.

 

O edital encontra-se aberto para candidaturas até o dia 09 de julho de 2023.

 

Maiores informações estão disponíveis no seguinte link:

→  Call information

Informamos que no dia 25 de junho de 2023 às 16:15 (CET), ocorrerá uma sessão de informação pelo Zoom, na qual perguntas individuais podem ser feitas.

 

Inscrições abertas para o Programa de Mobilidade da Rede REARI-UTRECHT

 

A Rede REARI-UTRECHT divulgou edital para o processo seletivo do programa de mobilidade internacional, que terá início no segundo semestre de 2023 e primeiro semestre de 2024. As inscrições são destinadas a alunos regularmente matriculados em algum curso de graduação das instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro, como o CEFET/RJ, Colégio Pedro II, IFRJ, UERJ, UENF, Unirio, UFRJ e UFF. Para se candidatar, é preciso ter conhecimento intermediário no idioma da universidade internacional de interesse. As inscrições vão até o dia 17 de março de 2023.

O principal objetivo da seleção é incentivar a participação de até dois alunos de cada instituição de ensino do Rio de Janeiro em intercâmbio nas universidades da Alemanha, Áustria, Estônia, Grécia e Polônia por um semestre. Ao todo, foram disponibilizadas 20 vagas. 

Para mais informações, acesse o edital.

 

Candidaturas abertas para o novo Doutoramento em Teoria Política, Relações Internacionais e Direitos Humanos da Universidade dos Açores

 

Num mundo onde persistem guerras entre países, visões políticas conflituantes e desrespeito por direitos fundamentais do ser humano, a Universidade dos Açores – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em conjunto com a Universidade de Évora – Instituto de Investigação e Formação Avançada, lança um novo Doutoramento em Teoria Política, Relações Internacionais e Direitos Humanos que se debruça sobre estes temas e que visa melhor capacitar todas as pessoas que desenvolvem atividade no âmbito da ciência política e da cidadania e direitos humanos, contextualizada no sistema internacional.

O curso tem a duração de 4 anos e conta com um corpo docente de ambas as instituições com elevada especialização na área, uma sólida experiência de investigação e inserido em Centros de Investigação de excelência.

As candidaturas estão abertas. A 1.ª fase termina já a 27 de janeiro.

Mais informações sobre a estrutura do novo Doutoramento estão disponíveis aqui.

Para obter informação adicional sobre o processo de candidatura, os interessados podem consultar o edital, disponível aqui, ou recorrer ao email queroestudar@uac.pt.

Entrevista ao Correio dos Açores do Doutor Paulo Fontes, Diretor de Curso de Doutoramento, disponível aqui.