Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Português / Notícias / IX Convocatória do Programa de Mobilidade de Pós-Graduação da Red de Macrouniversidades Públicas da América Latina e Caribe

Estão abertas até o dia 16 de fevereiro as inscrições para a IX Convocatória do Programa de Mobilidade de Pós-Graduação da Red de Macrouniversidades Públicas da América Latina e Caribe que oferece três bolsas no valor de US$ 3.600,00 para estudantes de pós-graduação.

Antes de enviar a sua candidatura à Red Macro, o aluno interessado deverá apresenta-la à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG/UNIRIO) através do e-mail propgdpg@unirio.br, com o assunto: “Candidatura Rede Macro 2018”, a fim de garantir que as candidaturas apresentem as condições exigidas pela Red Macro, e que atendam às normativas que regulam a pós-graduação no Brasil, entre elas as seguintes:

No caso de o interessado ser bolsista:

a) CAPES, atentar para disposto no inciso IX, do art. 9o, da Portaria n° 76, de 14/04/10: "não acumular a percepção da bolsa com qualquer modalidade de auxílio ou bolsa de outro programa da CAPES, de outra agência de fomento pública, nacional ou internacional, ou empresa pública ou privada […]'.

b) CNPq, atentar que é obrigação do responsável pela quota seguir o disposto no item 6, em especial os subitens 6.1 e 6.2 da RN-017/2006, publicada no sítio eletrônico da agência de fomento.

c) FAPERJ, atentar que é responsabilidade do coordenador do PPG seguir o disposto no item 3.1.2. Bolsas para Pós-Graduação, das Instruções para concessão e utilização de auxílios e bolsas no sítio eletrônico da agência.

Uma vez realizadas essas verificações a PROPG encaminhará as mesmas à CRI para emissão de Carta de indicação/nomeação, requerida no item (a) do numeral (V) dessa Convocatória.

Clique aqui para acessar o edital.

Clique aqui para acessar o comunicado referente às normativas que regulam a pós-graduação no Brasil.