Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Português / Cooperação Internacional / Orientações para Indicação de Possível Parceria

Orientações para Indicação de Possível Parceria

Orientações para a indicação de Instituição estrangeira para o estabelecimento de um possível Acordo de Cooperação Acadêmica com a UNIRIO, que deverá ser feita de forma individualizada através do e-mail e apresentar formalmente a instituição em questão, e as seguintes informações:

1. Nome completo da instituição indicada e país de origem;
  2. Origem do interesse nessa parceria;
  3. Justificativa e relevância acadêmica dessa parceria para a UNIRIO (referendadas pela direção/coordenação da unidade acadêmica onde a mesma se origina, por meio de ofício/memorando e/ou ata do Colegiado);
  4. Contatos dos membros dessa instituição que estejam envolvidos nos procedimentos dessa formalização;
  5. Informações, caso existam, sobre atividades (visitas, eventos, etc.) e/ou ações de cooperação já realizadas, em andamento ou previstas com essa instituição.

Uma vez contemos com os dados aqui solicitados, faremos o levantamento do perfil institucional da instituição indicada para posterior abertura de um processo, que terá como base vossa indicação e se fará uma consulta perante as Pró-Reitorias acadêmicas da UNIRIO, sobre o interesse institucional nessa parceria. Após a emissão de parecer por parte das referidas instâncias, serão realizados os contatos com a instituição, potencial parceira, para a pactuação dos termos do Acordo Mútua Cooperação Acadêmica Internacional.

O envio deste e-mail com a descrição dos procedimentos visa facilitar a compreensão do processo de Proposta de Acordo de Cooperação Internacional, e nos colocamos à disposição, caso ainda se faça necessário esclarecer eventuais dúvidas a respeito do aqui tratado.

O início dos procedimentos para a abertura de Processo, que visa à formalização desse possível acordo, segue a ordem de chegada da indicação.

Finalmente, é importante frisar que a cooperação acadêmica internacional é um dos eixos de atuação da CRI e, portanto, amparada pela Política de Internacionalização desta universidade, com o objetivo de ampliar as trocas e diálogo acadêmico além-fronteiras territoriais.