Eventos do NPJur

Agenda de eventos

Eventos online / presenciais

imagem evento npjur

• Justiça Reprodutiva e Aborto Legal no STF: Cadê as Mulheres Faveladas Neste Debate?

evento justica reprodutiva

🗓️ O evento *Justiça Reprodutiva e Aborto Legal no STF: Cadê as Mulheres Faveladas Neste Debate?* será realizado, de forma *presencial*, na quarta-feira dia *4 de outubro de 2023 das 18:30h às 20:30h*, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

➡️  *INSCREVA-SE!:* https://www.even3.com.br/justica-reprodutiva-e-aborto-legal-no-stf/. As informações do local do evento serão enviadas na inscrição online no site do Even3. A inscrição é indispensável para a participação no evento e emissão dos certificados.
🌿 Neste evento, será socializada a experiência de elaboração de uma *petição de _amicus curiae_ no processo da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 989*, que está em trâmite no Supremo Tribunal Federal e na qual se debate a existência de um Estado de Coisas Inconstitucional decorrente da violação sistemática e massiva dos direitos das mulheres, meninas e outras pessoas com capacidade de gestar. A estratégia de intervenção via _amicus curiae_ é resultado da *atuação conjunta entre a Clínica de Direito Humanos da Escola de Ciências Jurídicas da UNIRIO, o Projeto Diálogos sobre Justiça Reprodutiva - DIJURE (UNIRIO, UFRRJ e UFF) e a organização Redes da Maré*, contando com a cooperação entre pesquisadoras, juristas e defensoras de direitos humanos de diversas instituições.
.
  • ATENÇÃO - Curso de Capacitação

Atenção Aluno! uma oportunidade para sua formação!

curso capacitação npjur

Em breve enviaremos o link para inscrição.

• 35 anos da Constituição: A participação das mulheres

evento 35 anos cf

Prezados estudantes, boa tarde!
Venho por meio deste divulgar mais um evento realizado com a participaçao da prof. Ana Paula do NPJur sobre a partipaçao das  mulheres na Constituição Federal de 1988.
"A Constituição Federal de 1988 completa 35 anos nesta quinta-feira, dia 5. Para celebrar a data, a UNIRIO promove o cinedebate 35 anos da Constituição: a participação das mulheres, em parceria com o Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF). A atividade acontece na sexta-feira, dia 6, das 18h às 21h, na sala de sessões do CCJF.
O evento integra o Dia de Luta pela Democracia Brasileira, promovido por dezenas de entidades científicas e da sociedade civil organizada – entre elas, a Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
As professoras da UNIRIO Ana Paula Sciammarella, Elizabeth Sussekind e Raisa Ribeiro participam da mesa de abertura, às 18h. Em seguida, será exibido o documento Lobby do Batom (2022, Gabriela Gastal).
Fechando o evento, haverá mesa de debates com a professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Adriana Vidal e as fundadoras da ONG Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (Cepia) Jacqueline Pitanguy e Leila Linhares.
O CCJF se localiza na Avenida Rio Branco, 241, Centro".

Programa de Pós-Graduação em Ciência Política

Programa de Pós-Graduação em Direito