Estrutura

 Áreas de Prática

I - Área de Prática - Clínica de Soluções Consensuais (NPJur/CSC)

Prof. Walter / Profª. Cláudia

O objetivo principal é a adoção das boas práticas mediadoras, a adoção de Sistemas de composição como a da autotutela, autocomposição e heterocomposição e a aplicação de métodos de composição de conflitos: negociação, mediação, conciliação e arbitragem. Advocacia preventiva. 

Essa Clínica abarca os temas relacionados às áreas cível, temática do consumidor e trabalhista, com as seguintes diretrizes:

Conhecimento dos diversos meios/técnicas alternativas de resolução de conflitos de interesse, analisando o surgimento de cada uma delas, evolução da sua aplicação, conceituação e conteúdo.Exercício da prática processual Civil e do Trabalho, com a prestação de consultorias jurídicas gratuitas a população hipossuficiente, buscando formas alternativas na resolução dos conflitos e, em não sendo possível, a propositura de demandas judiciais e seu acompanhamento.

Objetivos Gerais. Trabalhar os meios alternativos de resolução de conflitos não impostos pelo Poder Judiciário. Dentre as principais formas de métodos alternativos de solução de conflitos, destacam-se as seguintes: autocomposição, conciliação, mediação, arbitragem, práticas colaborativas, constelações familiares. Preparar os discentes para que tenham facilidade na utilização de cada um destes meios alternativos, propiciando inclusive a percepção de quando efetivamente a utilização de tais meios pode vir a ser exitosa.

II - Área de Prática - Clínica de Direitos Humanos (NPJur/CDH)

Profª. Verônica / Profª Ana Paula

A clínica desenvolverá de atividades que combinam o estudo teórico e o acompanhamento de casos emblemáticos e ações interventivas estratégicas em situações de violações de direitos humanos de grupos vulneráveis, com o objetivo de formar o discente para atuação profissional no âmbito da jurisdição nacional e internacional de proteção aos direitos humanos.

As atividades de prática jurídica em direitos humanos serão desenvolvidas através da pesquisa jurídica, estudos de casos, elaboração de petições para litigância no judiciário nacional e órgãos internacionais, produção de manuais, elaboração de relatórios, pareceres jurídicos e da orientação jurídica para grupos em situação de vulnerabilidade.

Assessoria jurídica em Direitos Humanos com o uso dos sistemas internacionais e nacionais de proteção aos Direitos Humanos. Uso do direito em uma perspectiva interdisciplinar como uma ferramenta preventiva e como meio para alterar contextos de violação de direitos. Litigância estratégica em Direitos Humanos.

 

 

Pós-Graduação

Programa de Pós-Graduação em Ciência Política

 

Programa de Pós-Graduação em Direito

Redes Sociais

    

« Maio 2024 »
month-5
Se Te Qu Qu Se Sa Do
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2