Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Histórico do PPGMED

Histórico do PPGMED

      O Programa de Pós-graduação em Medicina, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGMED/UNIRIO), teve início em 2011 com a aprovação do curso de Mestrado Profissional (MP) proposto no Edital nº02/DAV/2009, nos termos da Portaria Normativa nº 7 do MEC, de 22 de junho de 2009 (D.O.U. 117, pág. 31 de 23/06/09).

      A iniciativa de participar do referido edital foi originada no Departamento de Cirurgia Geral e Especializada, da Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO (107 anos em 2019), e de seu Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (92 anos em 2019). O PPGMED foi o primeiro curso de Mestrado Profissional credenciado na área da Medicina III da CAPES e foi o primeiro Mestrado Profissional da UNIRIO, sendo uma das três opções de pós-graduação na área cirúrgica existentes no estado do Rio de Janeiro, entretanto, único exclusivo para médicos, predominantemente cirurgiões.  

      O corpo clínico do hospital universitário é composto em 80% por docentes da Escola de Medicina, fato determinante para integração docente assistencial e da relação entre o ensino da graduação e pós-graduação.   Nos últimos 20 anos, com a ampliação do parque tecnológico do hospital universitário e aquisição de equipamentos especializados, a oportunidade de criação de uma pós-graduação stricto sensu se tornou uma realidade, tendo em vista a possibilidade de capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos vídeo assistidos e de cirurgia minimamente invasiva e robótica, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho.

      A proposta do curso foi encaminhada com uma única área de concentração em Técnicas Videoendoscópicas, objetivando a capacitação de profissionais em todas as áreas cirúrgicas no domínio de novas tecnologias de imagem e técnicas minimamente invasivas, assim como a busca por inovação e produção de conhecimento.

      Para tal, foi fundamental a associação e apoio do curso proposto com a Pós-graduação em Neurociências da Escola de Medicina e Cirurgia (mestrado e doutorado em neurologia), já sedimentada e com uma estrutura curricular compatível. Da mesma forma, posteriormente apoiamos e colaboramos na criação dos cursos de mestrado profissional da Universidade de Vassouras na Medicina III (Urgência e emergência) e Medicina Veterinária (na elaboração da proposta, estrutura curricular e composição do corpo docente).

      A estrutura do PPGMED contava com uma única Área de Concentração (AC) denominada Técnicas Videoendoscópicas, contendo 06 linhas de atuação científico-tecnológicas (LACT): Videoendoscopia Digestiva; Videoendoscopia Endócrina; Videoendoscopia Respiratória; Videoendoscopia Uroginecológica; Videoendoscopia Neuro-ortopédica; Metodologias e procedimentos aplicados a Técnicas Videoendoscópicas. Sua estrutura curricular envolvia disciplinas obrigatórias que dão suporte para elaboração da pesquisa científica (metodologia, epidemiologia e bioestatística), para registro e cadastro da mesma (seminários especializados); disciplinas eletivas (técnicas avançadas na área especializada); disciplinas optativas (suporte acadêmico) e práticas especializadas nas áreas específicas de atuação. No início de 2017, por anseio e demanda dos egressos do Curso, assim como pela filosofia mais sedimentada dos mestrados profissionais, foram aprovadas no Colegiado do Curso e nas demais instâncias da UNIRIO mudanças na denominação da área de concentração e na estrutura do Curso. A nova denominação da área de concentração objetiva representar com mais amplitude sua dimensão, passando a se chamar “Técnicas vídeo assistidas e minimamente invasivas”, e na sua estrutura passaram a serem ministradas disciplinas fundamentais para a concepção dos mestrados profissionais como: Propriedade intelectual, Gestão, Empreendedorismo e Inovação em Saúde e Bioética.

     O curso iniciou efetivamente seu funcionamento em maio de 2011 (primeira turma), estando atualmente na sua nona turma (2019) sendo essas compostas por 18 discentes selecionados em edital padronizado pela Pró-reitoria de pós-graduação, pesquisa e inovação, que consta de 02 etapas (avaliação do projeto e do CV e prova escrita contendo observação de domínio de língua estrangeira). A média de médicos inscritos anualmente é de cerca de 50 médicos, predominantemente cirurgiões de todo o Brasil. Até o momento temos 07 turmas finalizadas e 02 em andamento (2018 e 2019). Foram 162 alunos matriculados, 113 titulados, 12 jubilados, 01 falecido e 36 em curso (turmas 2018 e 2019).

      Na busca pela coerência e consistência com as LACT e com os projetos em andamento, o PPGMED está dinamizando suas propostas na área de concentração, linhas de atuação científico-tecnológicas, projetos em andamento e proposta curricular. O número de docentes permanentes (DP) permanece 14 e quando existe a intenção de ingresso de novo professor (quando da saída de algum), o colegiado do Curso leva em consideração os critérios emanados no disposto da portaria MEC n° 81 de 03/06/2016.

      O Programa tem atraído o interesse da comunidade médica cirúrgica que vislumbrou a possibilidade de obter resposta a perguntas específicas, sejam elas relacionadas a novas tecnologias, ao uso de equipamentos vinculados à cirurgia minimamente invasiva e robótica, a instrumental endoscópico ou a sistemas audiovisuais que possibilitam a disseminação do ensino e da prática cirúrgica nos rincões mais distantes da pátria. Em todos os editais tivemos mais de 60 candidatos inscritos, observando-se a inscrição de cirurgiões de destacada posição em Serviços cirúrgicos de referência no Rio de janeiro e no Brasil, o que representa uma demanda reprimida dos cirurgiões em uma pós-graduação que se adequasse aos seus anseios e demandas.