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Convidados

SIMPOM

V SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA

V SIMPOSIO BRASILEÑO DE ESTUDIANTES DE POSGRADO EN MÚSICA

XXIV Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO

Rio de Janeiro 15 a 18 de maio de 2018

François Nicolas – Linguagem/Estruturação/Composição

Professor da École Normale Supérieure-Paris, foi aluno da École Polytechnique. É titular de um diplôme d’Études Approfondis em Filosofia. Estudou órgão com Albert Alain, piano com Carlos Roque-Alsina e composição com Michel Philippot. Após um período de atuação na cena do jazz como pianista, se voltou para a música contemporânea. Colaborou com Mauricio Kagel e Luciano Berio (Acanthes, 1981 e 1983), participou dos confrontos de Darmstadt em 1982 e 1984 et fez a formação em informática musical para compositores no IRCAM. Foi professor no Conservatoire National Supérieur de Musique (CNSM), atuando também como produtor convidado na emissora France-Musique. Foi co-fundador do conjunto de música contemporânea Entretemps. François Nicolas atuou no IRCAM como compositor-pesquisador, em particular na elaboração do software Modalys (síntese por modelos físicos) e depois na elaboração do software Timée (fonte multi-alto-falantes). Suas obras foram publicadas pela editora Jobert. Trabalha atualmente num extenso projeto composicional sobre Maio de 68: Égalité ’68 (sinfonia, cantata, madrigal e ópera). François Nicolas associa a composição a uma reflexão teórica sobre a música. Co-fundador em 1986 da revista Entretemps, ele atua desde os anos 90 os Samedis d’Entretemps (encontros em torno de livros sobre música) e diferentes seminários (música &: matemáticas/psicanálise/filosofia/história…). Desde 2003, ele é vinculado à École Normale Supérieure (Rue d’Ulm, Paris): como professor associado (2003-2006) encarregado da música contemporânea e, desde 2006, pesquisador associado (Collectif Histoire-Philosophie-Sciences et Centre International de Recherche Philosophie, Lettres, Savoirs – CIRPHLES – USR 3308 CNRS/ENS). Ele terminou recentemente o livro Le monde-Musique (et son écoute à l’œuvre), em vias de publicação pela editora Aedam Musicæ, e prepara, atualmente, um livro sobre Parsifal.

 

Glaura Lucas – Etnomusicologia

Professora Associada do Departamento de Teoria Geral da Música da da Universidade Federal de Minas Gerais, Glaura Lucas possui Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), Licenciatura em Química pela Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), Mestrado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (1999, Bolsa FAPESP) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005, bolsa CAPES), com estágio na Open University/Reino Unido (Bolsa Capes). Foi bolsista de Pós-Doutorado Júnior pelo CNPq na Escola de Música da UFMG (2006) e membro do Projeto "Experience and meaning in music performance 7" da Open University/Reino Unido, onde esteve de dezembro/2007 a fevereiro de 2008 através do programa British Academy Visiting Fellowship. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Etnomusicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: música-afro-brasileira, música ritual, reinado, candombe, irmandades do rosário, experiências e significado musical. Juntamennte com Eduardo Pires Rosse, lidera o Grupo de Etnomusicologia da Escola de música da UFMG.

 

Graham Welch – Educação musical

Professor da University College London (Institute of Education). Seu interesse pelo desenvolvimento da voz nas crianças tem lançado luz sobre a área do canto na Educação Musical. Tem atuado como consultor especialista para departamentos e agências governamentais em Reino Unido, Itália, Suécia, Estados Unidos, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos, África do Sul e Argentina, com foco em aspectos da educação musical e educação de professores. O número de suas publicações se aproxima dos trezentos e cinquenta, e elas abarcam o desenvolvimento musical e a educação musical, a educação de professores, a psicologia da música, o canto e a ciência da voz, bem como a música na educação especial. É membro de vários comitês editoriais dos principais jornais de educação musical do mundo. As publicações estão, em sua maioria, em inglês, mas seus textos já foram traduzidos para o espanhol, português, italiano, sueco, grego, japonês e chinês.

 

John Rink – Teoria e Prática da Interpretação Musical

Professor de Estudos em Performance Musical e diretor de Estudos em Música na Faculdade de Música do St. John’s College, John Rink estudou na Princeton University, King`s College London, e na Universidade de Cambridge, onde fez sua pesquisa de doutorado baseada na estrutura tonal na primeira fase de Chopin e a sua relação com improvisação. Ele também possui o Recital Concert Diploma e o ‘Prêmio Prix’ do piano pela Escola Guildhall de Música e Drama. Especializou-se nos campos de performance, teoria e análise e estudos do século XIV. Publicou seis livros pela Cambridge University Press, entre eles The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation (1995); Chopin: The Piano Concertos (1997), Musical Performance: A Guide to Understanding (2002), e Annotated Catalogue of Chopin's First Editions (com Christophe Grabowski; (2010). Ele é co-editor dos Chopin Studies 2 (com Jim Samsom, 2004) e o Cambridge Companion to Recorded Music (com Nicholas Cook, Daniel Leech- Wilison e Eric Clarke; 2009). É editor geral da série de cinco livros: Studies in Musical Performance as Creative Practice, a ser publicado pela Oxford University Press (2017). Ele também co-editou um dos livros - Musicians in the making: Pathways to Creative Performance - com a colaboração de Helena Gaunt e Aaron Williamon. John Rink dirigiu a pesquisa “AHRC Research Centre for Musical Performance as Creative Practice”, com sede na Universidade de Cambridge de 2009 a 2015 em parceria com a King’s College London, University of Oxford and Royal Holloway, University of London, em associação com o Royal College of Music e o Guildhall School of Music & Drama. Atualmente dirige o Cambridge Centre for Musical Performances Studies, que foi fundado na Universidade de Cambridge em 2015. Ele é um dos quatro Editores de The Complete Chopin – A New Critical Edition, e dirige mais dois projetos de pesquisa: Chopin`s First Editions Online (fundado pelo Conselho de Artes e Humanidades) e do Online Chopin Variorum Edition (patrocinado pela Fundação Andrew W. Mellon). Foi Pesquisador Principal do projeto “Cross-cultural perspectives on the creative development of choirs and choral conductors”, que foi conduzido em colaboração com a Universidade de São Paulo (USP) e patrocinado pela Academia Britânica. e Diretor Associado na AHRC Research Centre para o History and Analysis of Recorded Music (CHARM).

 

Martha Campos Abreu – Documentação e História da Música

Professora Titular do Departamento de História das Américas na Universidade Federal Fluminense, Martha Abreu possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1987) e doutorado em história pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atua nas áreas de História do Brasil e História das Américas, desenvolvendo trabalhos nas seguintes temáticas: cultura popular, música negra, patrimônio cultural, pós-abolição e relações raciais, séculos XIX e XX-pesquisa e ensino de História. Coordena também projetos ligados à História pública da escravidão e à escrita da História em vídeo. Atualmente, é consultor do Pontão de Cultura do Jongo e do Museu do Pontal.

 

Trevor Wishart – Sonologia

Atualmente vinculado à Durham University-Reino Unido, Trevor Wishart (1946) graduou-se na Universidade de Oxford (1968), fez o mestrado na Universidade de Nottingham (1969) e o doutorado na Universidade de York onde alcançou o título de professor honorário. Trabalhando primordialmente como freelancer, Wishart foi compositor residente na Universidade de Durham (2006) e durante o período de 2010 a 2011 recebeu financiamento de pesquisa pela fundação Leverhulm Trust na Faculdade de Música da Universidade de Oxford. Matteo Milani numa entrevista para a publicação online Digimag pertencente ao site Digicult (Digital Art, design and culture) o apresenta como “compositor e performer, guru reconhecido de toda a pesquisa sobre arte sonora e sobre análise digital do som nos últimos trinta anos”. Além de compositor e performer da voz, com habilidades improvisatórias em técnicas extendidas, Wishart é pesquisador, autor do livro On Sonic Art, uma referência para os interessados em arte sonora. A voz humana e suas transformações e a interpolação entre voz e sons naturais por meios tecnológicos são focos de interesse no processo criativo de Wishart. Alguns trabalhos que tornaram-se referência de sua assinatura musical são: Anticredos (1973-1977), Redbird (1977) e o Vox Cycle, compreendendo seis peças, Vox 1 a Vox 6, registradas em CD pela Virgin Classics (1990). Autor dos livros Audible Design e Sound Composition (ambos de 2012), criou a obra Encounters in the Republic of Heaven (2010), durante o período de 2006 a 2009 como artista residente na Universidade de Durham, obra parcialmente subvencionada pelo Council Arts of England.