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Comunicações - Quinta-feira, 17/05/2018 - Sala 2

14:00 – Entre o público e o privado: os concertos dominicais de Fanny Hensel
Brigitta Grundig Monteiro – UNIRIO
Com o foco na figura da compositora e pianista alemã Fanny Hensel, irmã do compositor Felix Mendelssohn, o presente artigo aborda as origens do salão literário e musical no século XIX. A dualidade das esferas pública e privada nos saraus promovidos pela compositora se justapõe à questão da posição feminina na sociedade de seu tempo e é a chave para compreender sua trajetória e sua obra que, a despeito do reconhecimento dos artistas e intelectuais próximos, permaneceu desconhecida do grande público até a década de 1980.
Palavras-chave: Fanny Hensel; salão literário e musical; Berlim; século XIX.

14:25 – Registros da repressão policial ao pandeiro em periódicos do Rio de Janeiro durante as três primeiras décadas do século XX
Eduardo Marcel Vidili – UNIRIO
O pandeiro ocupa no imaginário brasileiro um lugar simbólico especial, sendo considerado pelo senso comum um dos instrumentos musicais mais representativos da cultura popular nacional. Esta construção simbólica não ocorreu isenta de tensões e conflitos. Relatos de músicos profissionais ligados ao samba e ao choro, atuantes no Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XX, dão conta de que, nesta época, o instrumento era alvo de perseguição policial, podendo ser apreendido e sua posse render prisão ao portador. A presente pesquisa pretende mapear notícias que relatam ações policiais repressoras em relação ao pandeiro, veiculadas nos principais periódicos do Rio de Janeiro durante a referida época, analisando os discursos destes veículos da imprensa, que ora condenavam, ora apoiavam (por vezes, tacitamente) a ação policial. A pesquisa foi efetuada por meio de consultas a periódicos digitalizados disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira.
Palavras-chave: Pandeiro Brasileiro; Repressão Policial; Pesquisa em Periódicos.

14:50 – Entre normas e negociações: a presença feminina na Restauração Musical Católica no Brasil
Fernando Lacerda Simões Duarte – UNESP
O presente trabalho aborda a presença de mulheres no contexto da Restauração Musical Católica no Brasil, entre 1903 e 1963, bem como a ausência feminina ou seu lugar de menor destaque na historiografia da música no Brasil. Assim, questiona-se: as mulheres tiveram atuação no cenário musical religioso católico nos sessenta anos que antecederam o Concílio Vaticano II (1962-1965)? Quais nomes as fontes para o estudo da música revelam e quais funções estas mulheres exerciam? Como a presença feminina nas práticas musicais em geral no Brasil tem sido abordada pela historiografia e por trabalhos acadêmicos recentes? Para tanto, foi empreendida pesquisa bibliográfica e documental, no âmbito de nossa investigação doutoral. Os dados aqui apresentados tiveram como principais referenciais de análise os trabalhos de Joël Candau e Michael Pollak acerca das memórias, esquecimentos e identidades. Os resultados apontam para um crescente número de trabalhos que têm se ocupado da atuação feminina nas práticas musicais no Brasil, especialmente aqueles redigidos ou organizados por Lopes e Nogueira, Bellard Freire e Portela, Neiva, Porto Nogueira e Fonseca, Ribeiro e suas colaboradoras, dentre outros. No plano das práticas musicais católicas no Brasil, percebeu-se que apesar das normas eclesiásticas, foram encontradas soluções locais, tal como a chamada missa privada, nas quais poderiam soar coros mistos. A documentação musicográfica recolhida a diversos acervos do país revela a massiva presença feminina, seja como cantoras, instrumentistas ou regentes. Exemplificam tal presença Maria da Anunciação Lorena Barbosa, Elvira Barcellos, Celeste Jaguaribe, Amélia de Mesquita, Sebastiana de Godoy Lima, Philonila e Theonila Paiva, Edesia Aducci, Adelaide Socrates, Flavia Nicacio, Nair Alves Ferreira, Madre Julia Cordeiro, Marcelle Guamá, Cândida Acatauassú Nunes, religiosas da Ordem das Ursulinas e da Congregação das Filhas de Santana, dentre outras. Resta à historiografia, entretanto, o desafio de preservar as memórias da atuação musical feminina no Brasil.
Palavras-chave: Música religiosa – Igreja Católica; Historiografia da música; Mulheres nas práticas musicais; Memórias, esquecimentos e música; Motu proprio “Tra le Sollecitudini”.

15:15 – Da pedagogia científica à análise e composição musicais: uma transposição por meio do conceito de modelo
Rafael Moreira Fortes – UNIRIO
A utilização de modelos é uma prática corrente em análise e composição musical. Sendo a própria partitura um sistema de símbolos, o mapeamento de suas relações em outros meios apresenta-se como um procedimento endógeno, sendo realizada tanto com rigor conceitual e formal quanto como um auxílio para a clareza da comunicação. Os modelos propiciam terrenos imagéticos/conceituais que, uma vez convencionado seu uso e seus limites, auxiliam o estabelecimento de familiaridades na troca de informações, além de funcionarem como dispositivos em operações de transformação de materiais musicais. De acordo com estas reflexões, este artigo apresenta uma técnica de análise e composição musical inspirada em conceitos advindos da pedagogia das ciencias naturais e da filosofia da ciência, tendo como base a literatura referente à definição e categorização de modelos. Nesta abordagem interdisciplinar, o conceito de Unidade Musical Sistêmica, desenvolvido em trabalhos anteriores, é apresentado como o eixo de conexão entre o conceito de modelo e as práticas analítico/composicionais. Um dos objetivos deste método é desenvolver modos de apreensão e transformação do material musical a partir de uma compreensão sistêmica da interação de seus componentes, visando assim uma alternativa à abordagens atomistas, lineares e/ou hierárquicas. O método é apresentado como uma estratégia para o ensino-aprendizagem musical em que o processo de simplificação de estruturas complexas, por meio da abstração de parâmetros no processo de modelagem, funciona como um procedimento heurístico de aproximação do material musical. Neste artigo, o método é apresentado como uma proposta para o nível da graduação, na área da composição, incentivando dinâmicas didáticas que envolvam, de modo singular, aproximações com diversos conceitos da análise e composição musical, além da criação de jogos criativos diferentes dos propostos tradicionalmente no ensino de processos criativos.
Palavras-chave: Modelo, Unidade Musical Sistêmica, Análise musical, Ensino-aprendizagem.

15:40 – Coffee break

16:05 – Uma revisão de literatura sobre bandas de música: dados bibliográficos com base em publicações da ANPPOM e ABEM (2013-2017)
Reginaldo Sebastião da Silva – UFG
O presente texto apresenta uma revisão de literatura realizada no sentido de subsidiar teoricamente uma pesquisa de mestrado que se encontra em andamento, cujo tema é a análise do arranjo da música “A Banda” de Chico Buarque de Holanda e sua contribuição para a formação musical de iniciantes em instrumentos de metais. Considerou-se oportuno o levantamento quantitativo das pesquisas que tratam do tema banda de música no Brasil, assim como a análise qualitativa buscando compreender como se dão os processos de ensino e de fazer musical no contexto das bandas. Entende-se por fazer musical temas referentes aos métodos de ensino, às técnicas para desenvolvimento de ensaio e aos aspectos que convergem para as práticas musicais coletivas. Os dados foram coletados em anais dos congressos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) e da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) realizados no período de 2013 a 2017, bem como em publicações da Revista OPUS e da Revista da ABEM no mesmo período. Por meio da análise e discussão dos dados, foi possível constatar que, quando se trata de pesquisas sobre o ensino de música no contexto das bandas de música no Brasil, é crescente o aumento de publicações ao longo dos últimos anos, porém, a maior parte das temáticas abordadas trata de assuntos de cunho social, com enfoque nas contribuições sociais das bandas de música na vida de seus participantes. Assim, verifica-se a necessidade de se realizar mais pesquisas que abordem especificamente questões musicais no contexto das bandas de música no Brasil.
Palavras-chave: Educação musical em bandas. Pesquisas sobre bandas de música. Publicações da ANPPOM. Publicações da ABEM.

16:30 – Do texto ao contexto e da imagem ao som: a história do departamento artístico do Colégio Gaspar Silveira Martins, de 1972 a 1985
Bruno Felix da Costa Almeida – UERGS
O texto apresenta um recorte histórico-temporal do Departamento Artístico do Colégio Gaspar Silveira Martins, localizado na cidade de Venâncio Aires – Rio Grande do Sul, com o objetivo de responder ao questionamento: Como a historicidade da implementação da Educação Musical, analisada a partir de um recorte temporal entre os anos de 1972 a 1985, poderá contribuir para a construção de uma proposta Curricular em Música do Colégio Gaspar Silveira Martins? Para tanto, optou-se pelo uso da Abordagem Qualitativa, proposta por Bauer e Gaskel (2015), e da Pesquisa Histórica com Documentos, proposta por Samara e Tupy (2010). Para a análise dos dados coletados (jornais, fotos e registro em áudio) foi utilizada a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011). O referencial teórico-analítico foi composto por três eixos: Educação (DELORS, 1996; WERTHEIN; CUNHA, 2000), Filosofia da Educação (MORIN, 2011) e Educação Musical (KRAEMER, 2000; MERRIAM, 1964). Entende-se que, ao compreender a educação e a pedagogia musical do passado, é possível identificar caminhos para a evolução e valorização da cultura estabelecida na comunidade investigada no presente. A proposta de um currículo que perceba, na origem da Educação Musical do contexto, suas implicações educativas, poderá explicar como as ações deste tempo e espaço poderão encaminhar ao fortalecimento educativo, cultural e social da comunidade da escolar.
Palavras-chave: Educação; Educação Musical; Música e sociedade; História; Documentos.

16:55 – Currículo escrito e currículo em ação: um estudo da disciplina Processos de Musicalização na licenciatura em música do Instituto Villa-Lobos
Patrick Grossman Ferreira – UNIRIO
A pesquisa aqui descrita tem como objetivo compreender o papel assumido pela disciplina Processos de Musicalização (PROM) na relação entre currículo escrito e currículo em ação na Licenciatura em Música do Instituto Villa-Lobos (IVL). Uma revisão de literatura realizada no site da Revista da ABEM revelou que as pesquisas mais relevantes sobre as licenciaturas em música brasileiras ou se detiveram apenas em análises gerais dos projetos pedagógicos (MATEIRO, 2009; PENNA, 2007; PEREIRA, 2014) ou estiveram preocupadas em dar voz aos licenciandos (CERESER, 2004; DEL-BEN, 2003; HENTSCHKE, 2003). Contudo, o objetivo de tais estudos não era o de relacionar o currículo escrito e o currículo em ação. O estudo aqui apresentado, baseando-se em autores do campo do Currículo, como Circe Bittencourt, Ivor Goodson, Tomaz Tadeu Silva, procura preencher tal lacuna. Para isso, a pesquisa aqui descrita consiste num estudo sócio histórico do currículo da Licenciatura em Música do IVL, focalizando a disciplina mencionada e sua influência na formação dos futuros professores de música. A fim de atingir esse objetivo, alguns professores e ex-professores do curso foram entrevistados e ajudaram na compreensão do lado prático do currículo. Neste momento da pesquisa, encontra-se em andamento um levantamento dos temas mais oferecidos na disciplina PROM e a aplicação de um questionário aos ex-alunos sobre as contribuições trazidas por esta disciplina em suas carreiras como professores. Os dados obtidos nestas duas etapas serão confrontados com alguns pontos do projeto pedagógico.
Palavras-chave: Currículo; Licenciatura em Música; Projeto Pedagógico; Disciplina; Formação Docente.