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Comunicações - Quarta-feira, 16/05/2018 - Sala 3

14:00 – O processo de formação do músico popular profissional: investigação sobre experiências, competências e suas atuações na cadeia produtiva da música
Felipe Pacheco dos Santos – UNIRIO
Esta investigação, fruto de pesquisa de dissertação de mestrado, teve por objetivo compreender os diversos contextos de formação profissional do músico popular, suas experiências profissionais e as competências ali imbricadas. Para tanto, buscamos analisar os processos produtivos que se desenrolam a partir da chamada cadeia produtiva da música (PRESTES FILHO, 2005) e a noção de competência profissional que permite ao músico atuar nos diferentes setores dessa cadeia. Consideramos o fato da atividade profissional do músico popular não necessariamente requisitar uma certificação profissional, podendo haver diversos percursos possíveis e diferentes níveis de profissionalização. Assim, buscamos compreender a formação destes músicos, sua concepção de competência e o processo de aprendizado que os tornam aptos a exercer suas atividades profissionais. A metodologia envolveu entrevistas com quatro músicos atuantes e um profissional da área da produção fonográfica. Observamos que os músicos apresentaram práticas diversificadas frente a uma carreira instável e, na maior parte das vezes, autônoma. Assim, multiplicam-se as possibilidades de obter renda durante todos os períodos do ano. Nas falas dos entrevistados observamos um destaque dado à ideia de músico amador e músico profissional. Percebemos que a noção de amadorismo se contrapõe à noção de profissionalismo. Em outros casos as respostas relativizaram o termo, apontando para um amadorismo que passa a ser considerado um estado de aprendizagem, de descontração ou um hobby. Nessa pesquisa, pretendemos contribuir para a área da educação musical e para pesquisas afins, ao compreender e analisar os percursos de formação dos músicos populares, suas experiências profissionais e a sua noção de competência profissional. Todas essas informações nos levam a um perfil de músico popular que pode ser compreendido como um trabalhador flexível (REQUIÃO, 2010) e sensível às mudanças ocorridas na cadeia produtiva a partir das novas tecnologias digitais e na expansão do acesso às ferramentas de produção musical.
Palavras-chave: Trabalho; Músico popular; Cadeia produtiva da economia da música; Formação profissional; Competência.

14:25 – MARABAIXO: Processo ensino/aprendizagem na música de tradição oral
Maria de Nazaré da Silva Azevedo – UnB
O Marabaixo, autêntica manifestação de cultura popular do Amapá, de tradição secular, revela o sincretismo religioso brasileiro, os negros homenageiam o Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade. O artigo objetiva compreender principais aspectos do processo ensino/aprendizagem do saber musical do Marabaixo, da construção e execução do instrumento, analisando as concepções, estratégias e situações de transmissão vivenciadas no grupo. Os estudos (2008/2010) foram direcionados à Associação Folclórica Marabaixo do “Pavão” - AFOMAPA - pessoas tradicionais, que fazem do Marabaixo sua vida, o seu sentido de existência vivenciada no período pascoal, bem como a dos mestres do saber. Os pressupostos teóricos são alicerçados na etnomusicologia, com observação participante (relato etnográfico) nos diferentes contextos. A mesma revela aspectos fundamentais de transmissão oral caracterizados pela experimentação, imitação e a prática coletiva como principais meios de ensino/aprendizagem dos saberes musicais em culturas de tradição oral como o Marabaixo.
Palavras-chave: Marabaixo; práticas de ensino/aprendizagem; saber musical.

14:50 – Multiculturalismo e Educação Musical: levantamento inicial do estado da arte em uma pesquisa em andamento
Paulo Roberto de Oliveira Coutinho – UNIRIO
O presente estudo consiste em apresentar a etapa inicial de um levantamento do estado da arte sobre multiculturalismo e educação musical nos periódicos da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). Fruto de uma pesquisa de doutorado em andamento, este estudo analisa como os artigos do campo da educação musical abordam o multiculturalismo como campo teórico que busca respostas para o trato da diversidade cultural nos ambientes educacionais. A análise contemplou questões que envolvem implicações do multiculturalismo no âmbito das práticas pedagógicas, formação de professores e da própria postura docente frente às questões relativas à educação, música, cultura e sociedade.
Palavras-chave: Multiculturalismo; Educação musical; Diversidade Cultural.

15:15 – Formação e prática musical do professor unidocente: um estudo da região sudeste do Brasil
Ester Rodrigues Fernandes Leal – UNIRIO
Este trabalho é parte da pesquisa de doutorado em andamento “Livro didático e música na educação básica: análise dos limites e das possibilidades do uso para o professor não especialista”. Apesar da indiscutível presença da música na prática dos professores unidocentes, aqueles responsáveis pela docência multidisciplinar na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, sua formação musical, nos cursos de Pedagogia, tem sido apontada por pesquisadores como insuficiente ou até mesmo inexistente, com pouquíssimas exceções. O presente trabalho faz uma revisão bibliográfica a respeito da formação musical que os professores unidocentes têm recebido em cursos de Pedagogia em algumas regiões brasileiras. Na região sudeste, os estudos mencionados trazem resultados somente do estado de São Paulo. Esse estudo apresenta resultados parciais da pesquisa em andamento, trazendo um levantamento de dados dos estados que ainda não fizeram parte de estudos anteriores na região sudeste brasileira, em especial o do Rio de Janeiro. A fragilidade da música na formação dos professores nesse estado pôde ser confirmada através da análise dos currículos dos cursos de Pedagogia, nos quais constatou-se carga horária insuficiente e conteúdo musical inserido como parte de uma única disciplina de Artes, dentre outros, bem como a ausência da música em alguns deles. A questão do livro didático ainda é inserida nesse contexto de maneira a investigar a relação do professor unidocente com o material, os limites e possibilidades de sua utilização em sala de aula, etapa a ser concluída Pôsteriormente. Espera-se, após a análise detalhada e final dos dados a serem levantados por meio dessa pesquisa, que ela possa contribuir em diferentes aspectos não somente para a formação musical inserida na formação acadêmico-profissional nos cursos de Pedagogia no estado do Rio de Janeiro, mas também para a prática dos professores unidocentes e avanços na pesquisa em Educação Musical no Brasil.
Palavras-chave: Formação musical; Prática musical; Professor unidocente; Livro didático.

15:40 – Coffee break

16:05 – Percurso formativo e habitus conservatorial: reflexões a partir da experiência de um professor de música do ensino médio integrado
Robson Rodrigues Ribeiro – UFPB
Este texto apresenta reflexões sobre o percurso formativo de um professor de música, apontando marcas da incorporação de disposições do habitus conservatorial. Estas reflexões fazem parte de um estudo mais amplo, uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo compreender as concepções e práticas curriculares de três professores de música que atuam no ensino médio integrado. A análise do caso de um deles, o Professor Z, revela uma diversidade de influências intervindo em seu percurso formativo e salienta a tensão instaurada a partir do confronto entre as disposições do habitus conservatorial e a atuação na educação básica.
Palavras-chave: Percurso Formativo; Habitus Conservatorial; Professor de Música.

16:30 – O saber docente e a educação musical
Andre Santos Ferreira de Oliveira – UNIRIO
O artigo tem como objetivo apresentar o recorte de uma pesquisa de mestrado que visa contribuir para a discussão sobre a aquisição de um repertório de conhecimentos por parte do professor de música que atua na Educação Básica. Para isso estão sendo realizadas entrevistas com professores de música que atuam há mais de 6 anos na rede pública. O enfoque é trazer as práticas que são consideradas bem sucedidas pelos próprios professores. As entrevistas estão sendo analisadas e confrontadas com o conceito de saber docente. Portanto, neste texto será dada ênfase a este conceito, conforme referencial teórico adotado para a pesquisa. Na segunda parte do texto são trazidos alguns dados obtidos junto aos professores entrevistados.
Palavras-chave: Saber docente; Formação do professor de música; Prática de sala de aula.

16:55 – A teoria espiral do desenvolvimento musical e a epistemologia genética: relações e dissociações entre os pensamentos de Keith Swanwick e Jean Piaget
Gustavo Rapozeiro França – UNIRIO
Este artigo é um recorte de minha pesquisa de doutorado, que se encontra, atualmente, no estágio de aprofundamento do pensamento de Swanwick para Pôsterior prosseguimento. Apresenta a Teoria Espiral do Desenvolvimento Musical de Swanwick e Tillmam (1986) e a Epistemologia Genética de Piaget (1978), pretendendo, por meio de revisão bibliográfica, encontrar as semelhanças e dissociações entre as teorias. O questionamento sobre uma possível divergência de conceitos entre Swanwick e Piaget é proveniente da leitura de Caregnato (2013) e Maffioletti (2005), que em via contrária a outros autores que, frequentemente, atestam conformidade, questionam possíveis discordâncias entre tais teorias. O texto não tem pretenção de exaurir o assunto, mas sim trazer um debate acerca desse tema, enriquecendo a discussão sobre como ocorrem os processos de cognição humana e de desenvolvimento musical dos estudantes.
Palavras-chave: Teoria Espiral do Desenvolvimento Musical; Epistemologia Genética; Keith Swanwick; Jean Piaget; Educação Musical.