Histórico
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Histórico do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências – Doutorado (PPGENFBIO) |
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O processo de construção da proposta que resultou no PPGENFBIO, consta na obra denominada “Memórias Moleculares – Pulsações nas perdas e ganhos de um doutorado (im)possível” de autoria dos pesquisadores Nébia Maria Almeida de Figueiredo, Teresa Tonini, Enirtes Caetano Prates Melo e Wellington Amorim, publicada pela Yendis Editora, em 2010. |
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O Programa foi recomendado pela CAPES, e comunicado por meio do Ofício CTC nº 20-16/2009/CAAI/CGAA/DAV/CAPES, em 03 de Março de 2010. Assim, após apreciação do Regulamento do Curso, pelo Conselho de Ensino e Pesquisa, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), foi regulamentada a implantação do Curso de Enfermagem e Biociências pela Resolução nº 3.394, de 10 de Junho de 2010. Posteriormente, em 22 de Junho fora lançado o primeiro Edital de Seleção do PPGENBIO – Doutorado em Enfermagem e Biociência – nº 01 de 2010, com sete (07) vagas. |
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As atividades acadêmicas tiveram início em 01 de Outubro de 2010, com a aula inaugural ministrada pela professora doutora Alacoque Lorenzini Erdemann, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob o título “Política de Formação do Mestre e Doutor (cientistas) em Enfermagem” no auditório Vera Janacópulos. Esta atividade integrou as comemorações dos 120 anos da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da UNIRIO, e contou com a participação de autoridades da Universidade, como de docentes e coordenados dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem, do Estado do Rio de Janeiro. |
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O Programa contou na sua implantação com 14 docentes, sendo 10 permanentes e 4 colaboradores. Desses, 57,1% são enfermeiros, com doutoramento nas áreas de Enfermagem, Ciências e Saúde Coletiva. Os demais são doutores nas áreas de Artes, Ciências Biológicas, Educação Física, Medicina, Química Analítica Inorgânica e Química Biológica. Do corpo docente, quatro concluíram formação stricto sensu em universidades do exterior. |
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Ao articular-se com Biociências, a Enfermagem marca sua posição quando entende que o seu objeto-sujeito de investigação é o ser vivo de qualquer raça, idade, espaço e cultura, que necessite de cuidados em saúde e, em especial, de Enfermagem. Interesses comuns vêm consolidar a necessária aproximação entre a Enfermagem e a Biociências, com a finalidade de compartilhar experiências e produção de conhecimentos necessários aos desafios postos. Aparentemente a incerteza é uma propriedade inerente ao micromundo. |
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O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências tem como missão a formação de pesquisadores com alta capacidade acadêmica e científica que atuem na tríade pesquisa-ensino-produção de conhecimento. E como finalidade e objetivos: preparar pesquisadores a partir de uma concepção interdisciplinar para produzir conhecimentos que perpassem por diferentes saberes; e, proporcionar inclusão destes em grupos produtores de conhecimento de nível nacional e internacional como pesquisadores doutores diferenciados capazes de agir e produzir conhecimentos nas áreas de Enfermagem e Biociências. |
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Interessados em formar pesquisadores na Ciência do Cuidado, os docentes Doutores em Enfermagem, considerando sua história e suas experiências práticas, entenderam que era o momento de articular-se com os Doutores das áreas de Biociências e da saúde para pensar e ampliar a construção de uma Enfermagem avançada, capaz de submeter suas formulações a conjecturas e refutações. A ciência se desenvolve por descontinuidades, cortes epistemológicos. Assim, submeter os achados de uma ciência que se consolida à comprovação experimental representa um alargamento dos quadros do conhecimento científico na Enfermagem. |
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Acredita-se que a variedade de formação e as atividades acadêmicas dos docentes favorecerão o atendimento à abrangência e especificidade da área de concentração, linhas de pesquisa e disciplinas da estrutura curricular. O contexto interdisciplinar do Programa pode ser constatado através de suas duas linhas de pesquisas: 1) Bases Moleculares, Celulares, Fisiológicas e Ambientais do Cuidado em Saúde; e 2) Bases Fundamentais, Culturais, Ambientais e Históricas do Cuidado em Saúde. |
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