XIII Semana de Filosofia da UNIRIO debaterá a 'Filosofia do Fim do Mundo'
A XIII Semana de Filosofia será realizada entre os dias 24 e 29 de novembro, no Auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH). O tema da edição será A Filosofia do Fim do Mundo.
O evento, que é organizado pelo Centro Acadêmico de Filosofia (Cafil), contará com mesas temáticas e mesas de comunicação livre. O prazo de submissão de resumos para apresentação de falas livres vai até o próximo dia 11 e ouvintes podem se inscrever até 24 de novembro. Acesse o formulário eletrônico.
Em caso de dúvidas ou dificuldade ao preencher o formulário, entre em contato com a Comissão Organizadora pelo e-mail semanadefilosofiaunirio@gmail.com.
Sobre o tema
Os tempos atuais pedem discussão sobre a crise climática em curso, e é uma necessidade e compromisso da Filosofia articular questões presentes com o conhecimento que estrutura nosso momento. A noção de fim de mundo fala muito sobre o tempo, sobre o espaço e a humanidade como presença em um espaço de tempo no mundo.
Mas o que isso pode provocar quando aprofundamos cada uma dessas ideias com as diferentes perspectivas filosóficas? Como a epistemologia, a metafísica, a estética, a política, a lógica, as linguagens, a ética, a ciência e tecnologia, as ciências econômicas e sociais, entre todos os outros campos de saberes da filosofia, podem contribuir para o debate ecológico sobre o fim do mundo?