UNIRIO tem projeto PET com foco em saúde digital selecionado em edital do Ministério da Saúde
A UNIRIO foi contemplada no primeiro edital do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: Informação e Saúde Digital (PET-Saúde/I&SD), lançado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, para promover a integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade, com foco na transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS).
O primeiro edital teve 91 propostas aprovadas em todo o Brasil. O projeto "Fortalecendo a saúde digital através das ações de ensino, pesquisa e extensão: a contribuição da UNIRIO no contexto do SUS" foi um dos três contemplados no Rio de Janeiro.
Elaborado de forma coletiva, sob organização da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), o projeto contou com a colaboração de docentes pesquisadores das áreas da saúde, de análise de dados e da informação. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento do SUS Digital no âmbito das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.
A pesquisa é baseada na solução de desafios na transformação digital do SUS com foco em qualidade (Eixo 1 – cultura de saúde digital, formação e educação permanente em saúde), acessibilidade (Eixo 2 – soluções tecnológicas e serviços de saúde digital no âmbito do SUS) e eficiência dos serviços de saúde (Eixo 3 – interoperabilidade, análise e disseminação de dados e informações de saúde), em parceria com outras instituições de pesquisa em saúde do Rio de Janeiro.
As ações irão envolver docentes e estudantes dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Nutrição, Biomedicina, Sistemas de Informação, Matemática, Engenharia de Produção; os programas de pós-graduação em Segurança Alimentar e Nutricional (PPGSAN) e em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar (PPGSTEH); o Grupo de Pesquisa em Nutrição, Saúde e Comportamento (NUTSAU); e o Laboratório de Análise Econômica e Tecnologia em Saúde (Laets).
A coordenadora do projeto, professora Luana Aquino, destaca o potencial transformador da educação pelo trabalho do PET. “A iniciativa fortalece a agenda de recursos humanos em saúde do Brasil há 15 anos e contribui para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores do SUS, integrando o ensino com a realidade dos serviços de saúde e aprimorando na prática as competências dos profissionais, docentes e estudantes dos cursos de graduação”, observa.