Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO tem projeto PET com foco em saúde digital selecionado em edital do Ministério da Saúde

UNIRIO tem projeto PET com foco em saúde digital selecionado em edital do Ministério da Saúde

por Comunicação publicado 13/06/2025 15h26, última modificação 13/06/2025 22h34
Objetivo é contribuir para o desenvolvimento do SUS Digital no âmbito das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde do Rio de Janeiro

A UNIRIO foi contemplada no primeiro edital do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: Informação e Saúde Digital (PET-Saúde/I&SD), lançado pelo Ministério da Saúde,  em parceria com o Ministério da Educação, para promover a integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade, com foco na transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS).

O primeiro edital teve 91 propostas aprovadas em todo o Brasil. O projeto "Fortalecendo a saúde digital através das ações de ensino, pesquisa e extensão: a contribuição da UNIRIO no contexto do SUS" foi um dos três contemplados no Rio de Janeiro.

Elaborado de forma coletiva, sob organização da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), o projeto contou com a colaboração de docentes pesquisadores das áreas da saúde, de análise de dados e da informação. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento do SUS Digital no âmbito das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

A pesquisa é baseada na solução de desafios na transformação digital do SUS com foco em qualidade (Eixo 1 – cultura de saúde digital, formação e educação permanente em saúde), acessibilidade (Eixo 2 – soluções tecnológicas e serviços de saúde digital no âmbito do SUS) e eficiência dos serviços de saúde (Eixo 3 – interoperabilidade, análise e disseminação de dados e informações de saúde), em parceria com outras instituições de pesquisa em saúde do Rio de Janeiro.

As ações irão envolver docentes e estudantes dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Nutrição, Biomedicina, Sistemas de Informação, Matemática, Engenharia de Produção; os programas de pós-graduação em Segurança Alimentar e Nutricional (PPGSAN) e em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar (PPGSTEH); o Grupo de Pesquisa em Nutrição, Saúde e Comportamento (NUTSAU); e o Laboratório de Análise Econômica e Tecnologia em Saúde (Laets).

A coordenadora do projeto, professora Luana Aquino, destaca o potencial transformador da educação pelo trabalho do PET. “A iniciativa fortalece a agenda de recursos humanos em saúde do Brasil há 15 anos e contribui para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores do SUS, integrando o ensino com a realidade dos serviços de saúde e aprimorando na prática as competências dos profissionais, docentes e estudantes dos cursos de graduação”, observa.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio