código do Google analytics UNIRIO sediará primeira edição do Encontro Internacional de Alimentação Escolar, Inovação e Sustentabilidade — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO sediará primeira edição do Encontro Internacional de Alimentação Escolar, Inovação e Sustentabilidade

por Comunicação publicado 11/03/2024 16h06, última modificação 13/03/2024 17h54
Evento acontece nesta terça-feira (12), a partir das 9h, no Auditório Vera Janacópulos

O auditório Vera Janacópulos da UNIRIO será sede da primeira edição do Encontro Internacional de Alimentação Escolar, Inovação e Sustentabilidade. O evento visa debater a importância e urgência de ações globais  para avanços em relação à produção e consumo consciente, especialmente na alimentação escolar. As atividades serão realizadas nesta terça-feira (12), a partir das 9h.

Estarão presentes pesquisadores de diferentes universidades e instituições. A mesa de abertura contará com a presença do secretário municipal de Educação, Renan Ferreira. Mais informações podem ser obtidas no perfil do Pesane no Instagram
Veja abaixo a programação completa do evento.

9h - Mesa de abertura

Renan Ferreira, secretário de Educação do município do Rio de Janeiro; Marluce Fortunato, diretora da Unidade de Nutrição e Segurança Alimentar Annes Dias (Unad); Vanessa Teixeira de Oliveira, coordenadora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UNIRIO; Alessandra Pereira, diretora da Escola de Nutrição da UNIRIO e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Alimentação e Nutrição Escolar (Pesane); Najla Veloso, coordenadora regional da FAO para alimentação escolar na América Latina e Caribe.

Mesa de debate - moderação de Bia Bley (Green Rio).

9h30 - Alimentação escolar, sustentabilidade e inovação - Alessandra Pereira (UNIRIO).

9h40 - Estratégias para a redução do desperdício de alimentos em cantinas escolares na Suécia - Pedro Brancoli (Universidade de Boras).

10h20 - Food at School: how innovation, sustainability and empowerment can go hand in hand, insights from the chorizo and sesam projects - Bent Engberg (Universidade de Copenhagen).

11h - Tecnologia digital e robótica na redução do desperdício de alimentos nas escolas - João Quadros (Cefet/RJ).

13h30 - Relato de Experiências:

Experiencias de cuantificación y abordaje de desperdicio alimentario: ámbitos hoteleroy universitario - Laura Brenes Peralta (Escuela de Agronegocios,Tecnológico de Costa Rica); Luz Trujillo Varas (Fundação Brotes).

Programa Mesa Brasil - Karime Cader.

Alimentação, Nutrição e Tecnologia por um mundo sustentável - Renata Nogueira (Colégio Pedro II).

Práticas pedagógicas promotoras da alimentação saudável e sustentabilidade: a merenda escolar além da comida na Escola Alzira Araújo, Rio de Janeiro - Simone Pralon de Oliveira.

Alimentação Escolar e Sustentabilidade na Prefeitura Municipal de Maricá - Aline Soares de Souza.

Do Prato à Tecnologia: o caminho para uma alimentação escolar mais inteligente - Tatiane Torres.