código do Google analytics UNIRIO sedia seminário na área de Artes Cênicas em parceria com universidade francesa – 20 a 23/08 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO sedia seminário na área de Artes Cênicas em parceria com universidade francesa – 20 a 23/08

por diogo.martins publicado 19/08/2013 00h00, última modificação 16/09/2013 15h24

De 20 a 23 de agosto, a UNIRIO será palco do seminário internacional "Políticas da cena: o neutro, o outro e o comum na arte e crítica do presente", promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC). O evento é um desdobramento de um acordo de cooperação com a Université de Picardie Jules Verne (UPJV), de Amiens (França), que propiciou a primeira convenção de cotutela internacional de tese de estudante estrangeiro na UNIRIO.

Organizado pelos professores do PPGAC José Da Costa, vice-reitor da UNIRIO, André Gardel e Paulo Maciel, o seminário reunirá docentes e pesquisadores do campo das Letras, Artes, Comunicação e Serviço Social, de universidades do Rio de Janeiro (UNIRIO, UERJ, UFRJ e UFF). A programação inclui mesas de discussão sobre os seguintes temas: o neutro e o comum; multidão e história; memória e diferença; escrita e resistência; texto e cena.

O professor da UPJV Christophe Bident irá proferir a conferência de encerramento, intitulada “Pergunta-tema: seria o pós-dramático um operador potente para dar conta da contemporaneidade teatral?”. Bident ministrará, nos dias 21, 22 e 23, o minicurso Questões de política, do neutro e da comunidade em Barthes, Blanchot e Nancy. Além disso, o professor da UPJV oferecerá um curso concentrado para estudantes do PPGAC previamente matriculados.

Aberto ao público em geral, o seminário acontecerá na Sala de Vídeo da Escola de Teatro (Av. Pasteur, 436, fundos, Bl. 3, sala 401, Urca). A sessão de abertura, no dia 20, será às 10h. As atividades dos demais dias acontecerão a partir das 14h30, e a conferência de encerramento, no dia 23, será às 16h30.