UNIRIO sedia Encontro do Observatório do Patrimônio Cultural do Sudeste
O Encontro do Observatório do Patrimônio Cultural do Sudeste: Trocas, Conquistas e Desafios será realizado na UNIRIO entre os dias 9 e 11 de abril. O encontro será composto de palestras, debates, performances, cantorias, espetáculos de música e dança. As atividades acontecem no Auditório Tércio Pacitti
O Encontro visa promover a troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores e detentores de bens imateriais, em particular os patrimonializados ou em processos de patrimonialização e salvaguarda em curso. Para participar, é preciso se inscrever por meio do preenchimento de formulário eletrônico.
Tendo como foco as ações no Estado do Rio de Janeiro, a ideia é também possibilitar reflexões sobre a atuação científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural de agências, centros de pesquisa e universidades sediadas no Rio de Janeiro, avaliando o alcance e os desdobramentos de políticas públicas patrimoniais. A expectativa do evento é promover encontros e diálogos que atuem no alargamento, fortalecimento e empoderamento do patrimônio cultural imaterial por meio de reflexões sobre a diversidade cultural, a preservação da memória coletiva e o desenvolvimento socioeconômico do Estado do Rio de Janeiro.
A iniciativa integra as atividades inaugurais do ano letivo de 2025 no Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO. A realização é do Observatório do Patrimônio Cultural do Sudeste, com apoio da Faperj, além de parcerias com o Iphan e a empresa Imagine Arte e Cultura.