código do Google analytics UNIRIO recebe diretora Bia Lessa para aula inaugural das escolas de Letras e Teatro — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO recebe diretora Bia Lessa para aula inaugural das escolas de Letras e Teatro

UNIRIO recebe diretora Bia Lessa para aula inaugural das escolas de Letras e Teatro

por Comunicação publicado 30/09/2024 15h23, última modificação 30/09/2024 15h58
Atividade será no dia 1º de outubro, às 18h, no Auditório Tércio Pacitti (CCET/Ibio)

Nesta terça-feira, 1º de outubro, a UNIRIO receberá a atriz e diretora Bia Lessa, para a aula inaugural do semestre de 2024.2 da Escola de Letras e da Escola de Teatro. O evento acontecerá a partir das 18h, no Auditório Tércio Pacitti (CCET/Ibio), localizado na Av. Pasteur, 458, Urca.

Artista multimídia, Bia Lessa é autora de trabalhos nas áreas de cinema, teatro, música, ópera, instalações, exposições, museus e arquitetura. Sua trajetória cênica inclui espetáculos experimentais, com um trabalho de pesquisa rigoroso que privilegiou obras literárias, como “Os Possessos”, de Dostoiévski, “O Homem Sem Qualidades”, de Robert Musil, “Orlando”, de Virginia Woolf, “A Terra dos Meninos Pelados”, de Graciliano Ramos, “Viagem ao Centro da Terra”, de Júlio Verne, “A Cena da Origem”, transcrição de Haroldo de Campos de trechos do Eclesiastes e Gênesis. Montou peças como “Macunaíma”, de Mário de Andrade, e “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa.

Em cinema, realizou três longas-metragens: “Crede-mi”, a partir da obra “O Eleito”, de Thomas Mann, “Então Morri”, prêmio de melhor longa-metragem na categoria Novos Rumos do Festival do Rio, e o filme “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, a partir da obra de João Guimarães Rosa, com o qual participou do Festival do Rio 2023.

Seus espetáculos e filmes foram apresentados em festivais e espaços internacionais, como o Centre Georges Pompidou (Paris), o Festival Theater der Welt (Alemanha), o Festival de Cinema Berlinale (Berlim), entre outros.

Realizou também exposições, como "Grande Sertão: Veredas" (MAM) e "Barroco Brasileiro" (Bienal do Redescobrimento), entre outras.

Cartaz evento Bia Lessa

 


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio