UNIRIO promove reflexões sobre a universidade durante e pós-pandemia
Nesta quarta-feira, 17 de junho, a UNIRIO promove três atividades virtuais com a proposta de refletir sobre diferentes aspectos ligados à universidade durante e pós-pandemia de Covid-19. As iniciativas integram a programação do I Congresso da Andifes.
Graduação
A mesa Novas perspectivas acadêmicas em tempos de pandemia reunirá três pró-reitores de Graduação: o professor Alcides Guarino, da UNIRIO; a professora Ariane Sá, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e a professora Maria das Vitórias Vieira Almeida de Sá, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Com início às 10h, o evento terá a transmissão pelo link youtu.be/sYJqY39_qcM. Haverá interpretação para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Sistemas educacionais
Já a mesa Perspectivas para os sistemas educacionais após a pandemia de Covid-19 terá a participação da professora Edna Raquel Hogemann, decana do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP) da UNIRIO, e da professora Carolina Barrocas, árbitra no Candá e coordenadora educacional e de operações do ADR Institute of British Columbia.
O mediador será o professor Paulo Mendonça, diretor da Escola de Ciências Jurídicas da UNIRIO.
A atividade também terá início às 10h e será transmitida pelo link https://meet.google.com/rhv-kgej-wwg.
Pós-graduação
Às 11h, será a vez da mesa Presente e futuro da pós-graduação da UNIRIO: impacto da Covid-19 em profissionais da enfermagem, com a participação dos professores Roberto Carlos Lyra, da UNIRIO, e David Marcio Barreto, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
A mediação será da profa. Evelyn Orrico, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIRIO.
O link de transmissão será https://meet.google.com/kjc-dpis-jbg. Haverá interpretação para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
I Congresso da Andifes
Com tema "Realidade e Futuro da Universidade Federal", o I Congresso da Andifes acontece nos dias 17 e 18 de junho. O evento será composto por três momentos: na manhã do dia 17, cada universidade federal realiza debate sobre os reflexos da pandemia, medidas de enfrentamento e cenários possíveis para a retomada da normalidade das atividades. À tarde, os temas serão debatidos pelos colégios e fóruns assessores da Andifes.
No dia 18, a partir das 8h30, ocorre a Plenária Nacional, ocasião em que todas as universidades, colégios e fóruns expõem as conclusões e apresentam uma síntese das respectivas reuniões do dia anterior. Às 17h, haverá uma conferência com o professor Roberto Romano.
Saiba mais em http://www.congresso.andifes.org.br/.