código do Google analytics UNIRIO participa de seminário que discutiu perspectivas para a educação no futuro — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO participa de seminário que discutiu perspectivas para a educação no futuro

UNIRIO participa de seminário que discutiu perspectivas para a educação no futuro

por Daniela Oliveira publicado 22/11/2022 18h42, última modificação 23/11/2022 11h34
Evento, promovido pela Andifes, aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro, no Rio de Janeiro

Representantes das universidades federais, entre elas, a UNIRIO, estiveram reunidos na última semana para refletir sobre a educação brasileira das próximas décadas e propor iniciativas com base nas experiências exitosas e nos inúmeros desafios a serem superados. Promovido pela Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o seminário "A Educação no Futuro" aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro, no Rio de Janeiro.

Para o vice-reitor da UNIRIO, Benedito Adeodato, a reunião da Andifes mostrou a força da entidade na defesa das Instituições Federais de Ensino Superior e a capacidade de acolhimento das instituições públicas federais do Rio de Janeiro. "Foi um momento de grandes discussões técnicas, de rumos para a transição e de apresentações culturais de alto nível", destacou.

As atividades do seminário iniciaram com a apresentação dos dados do Censo da Educação Superior 2021, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A coordenadora-geral do Censo, Katia Cristina Vaz, destacou os desafios relacionados às metas do Plano Nacional de Educação (PNE). “Temos quase nove milhões de matrículas no ensino superior, e temos que crescer quase 2,4 milhões de matrículas para alcançar a meta 12 do PNE, que é colocar 33% da população entre 18 e 24 anos no ensino superior até 2024. Precisaremos de políticas para isso, e ainda bem que a Andifes está aqui fazendo essa discussão”, apontou.

Durante os dois dias de evento, as mesas de discussão abordaram os temas: A Universidade ontem, hoje e amanhã; Expansão, inclusão e qualidade do ensino superior; Ciência, tecnologia, inovação e sociedade; Educação no Futuro. Houve também eventos culturais, com apresentações de música e dança das Universidades do Rio de Janeiro.

Leia no Portal da Andifes a matéria completa sobre o seminário.

Dirigentes das Ifes do RJ reunidos no seminário Educação para o Futuro (Foto: Andifes)

Dirigentes das Ifes do Rio de Janeiro, reunidos durante o seminário "Educação para o Futuro" (Foto: Andifes)


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio