UNIRIO participa da Rio Innovation Week 2023
Até sexta-feira (6/10), acontece no Pier Mauá (RJ) a Rio Innovation Week (RIW) 2023, evento de tecnologia e inovação. A UNIRIO participa, a convite da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, com um estande para apresentar projetos inovadores desenvolvidos na Universidade:
- Projeto BugLab, coordenado pelo professor André Paz, da Escola de Engenharia de Produção, que está desenvolvendo o metaverso da UNIRIO. O BugLab é um programa de extensão da UNIRIO, realizado desde 2017, que desenvolve projetos de interação e imersão em realidade virtual.
- Projeto desenvolvido pela professora Andréa Macedo, do Instituto de Biociências (Ibio), que, em conjunto com a aluna de doutorado Joana Oliveira, criou a primeira Spin Off da UNIRIO, no campo da inteligência sensorial, denominada Omic Blend.
- Projeto Empreende, coordenado pela professora Mariza Almeida, da Escola de Engenharia de Produção. Desenvolvido com financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), visa incrementar a cultura de empreendedorismo e inovação na Universidade. Uma das ações é a 1ª Olimpíada de Inovação da UNIRIO, que acontecerá de 20 a 23 de outubro.
- Projeto Jogos e Matemática, que tem como um dos coordenadores o professor Marcelo Rainha, da Escola de Matemática, e visa, a partir do desenvolvimento de jogos físicos e digitais, despertar a curiosidade e o interesse dos professores para a criação de novas práticas docentes e aplicação das mesmas em sala de aula. Saiba mais no informativo Em Foco.
As atividades da UNIRIO no evento foram coordenadas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI), por meio da Diretoria de Inovação Tecnológica, Social e Cultural (DIT) e do professor Thiago Renault, da Escola de Engenharia de Produção.
Palestras
Além das apresentações no estande da UNIRIO, na sexta-feira (6) a pesquisadora Raquel Neves, bióloga do Departamento de Ecologia e Recursos Marinhos e docente do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBIO), esteve no palco Open Innovation A para divulgar seu projeto recém-contemplado no Edital Jovem Cientista Mulher, da Faperj: "Contaminantes emergentes em Ecossistemas Aquáticos: Níveis de contaminação, impactos na biodiversidade e produção pesqueira, estratégias de mitigação para o desenvolvimento da economia azul no estado do RJ".
No mesmo dia, o professor e pesquisador André Paz participou do painel “Metaversos e o Futuro das Universidades”, realizado na trilha “RIW & Meta Mundo”, para falar sobre o projeto MetaHubEmpreende, de realidade virtual.
O reitor da UNIRIO, José da Costa Filho, esteve na quinta-feira (5) na RIW 2023, onde visitou o estande da Universidade e teve oportunidade de conversar com o filósofo camaronês Achille Mbembe, que ministrou palestra no evento.
Ao longo da semana, integrantes da gestão da UNIRIO também visitaram o evento e tiveram encontros com representantes da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e de outras instituições de ensino, ciência e tecnologia. Além da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Cleonice Bento, estiveram presentes os pró-reitores de Extensão e Cultura, Vicente Nepomuceno, e de Planejamento, Sidney Lucena; a diretora de Pós-Graduação, Mariana Larraz; a coordenadora de Relações Internacionais, Vanessa Oliveira; o chefe de Gabinete do Reitor, Vinícius Israel; e a assessora da vice-reitoria, Ana Paula Sciammarela.
À esquerda, o filósofo Achille Mbembe e o reitor José da Costa; à direita, professores, estudantes e gestores no estande da Universidade (Fotos: Divulgação UNIRIO)
A docente do PPGBIO Raquel Neves em sua apresentação na RIW 2023 (Foto: Arquivo pessoal)