UNIRIO manifesta-se à Justiça Federal sobre retomada de aulas presenciais
A UNIRIO encaminhou nesta sexta-feira, 3 de setembro, ofício endereçado à Justiça Federal sobre ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF), que solicita retorno às atividades presenciais até o próximo dia 18 de outubro.
O ofício, assinado pelo reitor Ricardo Silva Cardoso, reforça a impossibilidade de retomada diante da pandemia, dada a "crescente curva epidemiológica reiteradamente registrada em elevado patamar".
Entre outros pontos, o documento destaca que as atividades acadêmicas da UNIRIO têm se mantido na forma híbrida (presencial/remota), "de maneira absolutamente satisfatória se considerada a excepcionalidade do período, cujos calendários acadêmicos foram devidamente aprovados nessa modalidade, nos Conselhos Universitários".
O texto ressalta que "não houve destinação de verba suplementar para viabilizar a adequação sanitária da infraestrutura universitária, de modo a receber, adequadamente, a comunidade docente, discente e técnico-administrativa na forma presencial".
O reitor reafirma o compromisso de "submeter ao Conselho Superior, em 25 de abril de 2022, a deliberação do calendário acadêmico presencial para o 1o e 2o semestre de 2022".
Confira a íntegra do documento.
(Publicada originalmente em 3 de setembro de 2021, com atualização diária na página)