código do Google analytics UNIRIO lança Portal de Normas para facilitar pesquisa por instruções normativas — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO lança Portal de Normas para facilitar pesquisa por instruções normativas

UNIRIO lança Portal de Normas para facilitar pesquisa por instruções normativas

por Comunicação publicado 11/03/2024 18h09, última modificação 13/03/2024 17h51
O foco inicial esteve na publicação de documentos da Prograd, mas todos os setores da Universidade já podem incluir arquivos

A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) está lançando o novo Portal de Normas da UNIRIO. Por meio do Portal, será possível buscar, de forma rápida, qualquer documento cadastrado no Sistema de Informações para o Ensino (SIE) da Universidade.

O projeto foi concebido na busca por soluções para demandas da comunidade acadêmica e, especialmente, pela melhoria da gestão administrativa da Universidade. Durante o estágio inicial de desenvolvimento do projeto, o foco esteve na publicação de documentos da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). No entanto, arquivos de outros setores da UNIRIO já podem ser incluídos no sistema.

As normas podem ser buscadas por texto, palavra-chave, número ou ano de publicação. Existem ainda as opções de filtragem de resultados por tipos de decreto, período de publicação, órgão expedidor ou ainda se estão vigentes ou não.

Segundo Vinicius Pereira, diretor da DTIC, a orientação é que as unidades comecem o cadastro de suas normas a partir das atuais, para depois então irem cadastrando as normas publicadas em anos anteriores. "O interessante é que todas as novas normas criadas já podem ser inseridas no SIE e, em tempo real, já vão estar disponíveis no Portal de Normas", explica ele.

Para evitar a duplicação de arquivos no site da UNIRIO, Vinicius recomenda que sempre sejam usados os links dos documentos no Portal de Normas quando forem citados em textos e publicações feitas em páginas das unidades. "Ao invés de publicar o pdf no site, você faz um link direto à norma já no Portal. Com isso poderemos diminuir um pouco o espaço que é gasto em nossos servidores com publicação de dados e vamos ter um local único para qualquer pessoa poder buscar todas as normas da UNIRIO, independente de setor", completa o diretor da DTIC.

Estando ainda em sua primeira versão, o Portal deverá passar por melhorias de acordo com o crescimento do uso pela comunidade. "Futuramente, a ideia é a que traga estatísticas, que a tela inicial já mostre as últimas normas, as normas vigentes, o quantitativo de normas por unidade, entre outras informações relevantes", finaliza Vinicius.