Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO lança guia para inclusão de pessoas autistas no ambiente universitário

UNIRIO lança guia para inclusão de pessoas autistas no ambiente universitário

por Comunicação publicado 07/10/2024 15h06, última modificação 08/10/2024 10h03
O e-book 'Autistas na Universidade – e agora?' tem como objetivo facilitar a integração de pessoas autistas na Universidade

No dia 15 de outubro, será lançado o e-book Autistas na Universidade – e agora?,  produzido pela aluna Letícia Croner (Escola de Teatro/UNIRIO) e pela docente Tania Alice (Escola de Teatro/UNIRIO). O evento ocorrerá entre 19h e 20h30, na sala 200 , do Centro de Letras e Artes (CLA), da UNIRIO, e será acompanhado de uma roda de conversa.

O lançamento contará com a presença das autoras e do cachorro Buda, todos membros do Núcleo Bando de Universitários Diagnosticados com Autismo (B.U.D.A), da designer do guia em design acessível, Vanessa Bittencourt, e da pesquisadora Aline Vargas, todas pertencentes ao Coletivo Performers sem Fronteiras e ao Grupo de Pesquisa Práticas Performativas Contemporâneas.

O objetivo do guia é facilitar a integração de pessoas autistas na Universidade, oferecendo informações práticas e suporte, tanto aos estudantes autistas quanto aos docentes, com foco especial na Escola de Teatro da UNIRIO. Essa iniciativa está sendo promovida em conjunto com o Núcleo B.U.D.A, que atua na Instituição. 

O CLA localiza-se na Av. Pasteur, 436, Urca. O guia será disponibilizado gratuitamente.

O Núcleo B.U.D.A

 O Núcleo B.U.D.A foi criado na UNIRIO, em junho de 2024,  e é, atualmente, coordenado por Letícia Croner (aluna) e Tania Alice (docente) da Escola de Teatro da UNIRIO.  

O B.U.D.A possui vínculo com o Grupo de Pesquisa Práticas Performativas Contemporâneas, da Escola de Teatro da UNIRIO, do qual o Coletivo Performers sem Fronteiras também faz parte.

 Os objetivos  do B.U.D.A consistem em:

- Facilitar a integração de pessoas autistas da Escola de Teatro, sendo um intermediário entre a pessoa autista e os coordenadores de curso, para a adaptação das necessidades.

- Elaborar uma cartilha destinada a professores e alunos da Universidade para facilitar a integração de pessoas autistas.

- Organizar eventos artísticos, culturais e científicos sobre arte, autismo e acessibilidade.

 Contatos:

tania.alice@unirio.br

leticia.croner@edu.unirio.br

 


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio