UNIRIO concede título de Doutor Honoris Causa a pesquisador italiano Ernesto Carafoli
O professor da Universidade de Modena (Itália) Ernesto Carafoli receberá da UNIRIO o título honorífico de Doutor Honoris Causa no dia 10 de fevereiro, às 10h, no Auditório Vera Janacopulos, no campus da Reitoria.
A outorga acontecerá na 378ª Sessão Solene do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), conjunta com a 462ª Sessão Solene do Conselho Universitário (Consuni). Confira a pauta da sessão.
Trajetória
Graduado em Medicina pela Universidade de Modena e pós-doutor em Fisiologia Química pela Johns Hopkins School of Medicine, Carafoli tornou-se professor de Patologia da Universidade de Pádova em 1973. Logo depois, começou a lecionar Bioquímica no Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, onde atuou até sua titulação como professor emérito, em 1999.
Durante sua residência, na década de 1980, no Instituto Nacional de Saúde (EUA), iniciou suas pesquisas na área de bioenergética mitocondrial, focado no transporte de cálcio. Mais tarde, expandiu seus interesses a aspectos mais genéricos de sinalização de cálcio, especialmente no transporte do cálcio através das membranas biológicas.
É membro honorífico de diversas sociedades e associações, incluindo a Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular. Suas contribuições à ciência já lhe renderam diversos prêmios internacionais e títulos honoríficos.
O campus da Reitoria se localiza na Av. Pasteur, 296, Urca.