Simpósio debate arquivos, educação e práticas de memória sob perspectiva decolonial
Arquivos, Educação e Práticas de memória decoloniais: possibilidades para a educação formal e informal. Esse será o tema do VII Simpósio Arquivos & Educação, que acontece entre os dias 26 e 29 de setembro, no Arquivo Nacional e no Centro de Ciências Humanas e Sociais.
A proposta é refletir, de forma multidisciplinar, sobre as potencialidades dos registros documentais para os diferentes sujeitos sociais, no que se refere tanto às demandas por uma cidadania plena, como à construção de outras relações entre presente e passado por seus sujeitos, nas práticas culturais e educacionais. Haverá mesas-redondas, oficinas, apresentações de trabalhos e atrações culturais. Confira a programação completa.
O evento é aberto à participação de atores sociais, profissionais dos arquivos e da educação, professores e estudantes que atuem na interface do diálogo aberto entre a Educação, a Arquivologia e diferentes setores que refletem sobre práticas de arquivos e de memória.
As inscrições para propostas de trabalhos estão abertas até o dia 27 de agosto e para participação no evento, até 17 de setembro. Já os interessados em participar das oficinas devem se inscrever entre os dias 1º e 10 de setembro.
O Simpósio Arquivos & Educação é promovido pela Escola de Arquivologia da UNIRIO, em parceria com o Arquivo Nacional, a Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o grupo de pesquisa Arquivos, Educação e Práticas de Memória: diálogos transversais.
O CCH se localiza na Av. Pasteur, 458, Urca. Já o Arquivo Nacional se situa na Praça da República, 173, Centro.
Outras informações estão disponíveis na página do evento.