código do Google analytics Seminário Diálogos Feministas reunirá pesquisadores de diversos estados na UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Seminário Diálogos Feministas reunirá pesquisadores de diversos estados na UNIRIO

por Comunicação publicado 07/03/2024 15h45, última modificação 07/03/2024 15h45
Evento será realizado de 19 a 21 de março, no Centro de Letras e Artes

Criar um espaço dedicado ao pensamento crítico feminista e suas reverberações na academia e fora dela. Este é o propósito do seminário Diálogos Feministas, evento inédito planejado para ser um importante espaço de compartilhamento e produção de conhecimento. O encontro reunirá pessoas do campo da pesquisa e das artes de diversos estados do Brasil, de 19 a 21 de março de 2024, no Centro de Letras e Artes da UNIRIO. A entrada é gratuita e não é necessário inscrever-se previamente.

Organizado pelo Núcleo de Estudos em Artes e Feminismos (ArtFem), o seminário irá discutir a importância de pedagogias, teorias e práticas artísticas feministas tanto no âmbito acadêmico quanto na esfera pública, em especial, no campo das artes. O evento será composto por cinco mesas de debate, uma palestra da artista visual baiana Virgínia de Medeiros, e contará também com a apresentação artística do Slam das Minas RJ.

A programação foi pensada a partir da expansão das agendas feministas, comprometidas com as lutas decolonais, anticapitalistas, antirracistas e contra o sistema heteropatriarcal. O seminário também lança perguntas sobre as posições que pesquisadores e educadores ocupam, o que pesquisam, como e com quem pesquisam, a quem essas pesquisas servem, e que efeitos elas produzem em um contexto social mais amplo. Dessa forma, o encontro pretende refletir de que forma as pesquisas, orientações, práticas e teorias questionam, resistem, inventam novas possibilidades de ser, pensar e viver coletivamente ou, ao contrário, reforçam hierarquias, estruturas e sistemas de opressão na sociedade e no próprio seio da universidade.

TERÇA-FEIRA - 19/03

13h - Mesa: Feminismo negro e interseccional no Brasil.
Núbia Moreira (UESB), Angela Figueiredo (UFRB) , Renata Souza (Deputada – PSOL).
Mediação: Joyce Athiê (UNIRIO).

15h30 – Intervalo

16h – Mesa: Descolonizando o saber e o fazer - teorias, práticas e pedagogias feministas.
Martha Ribeiro (UFF), Deise de Brito (ESCH), Margarida Oliveira (UFRJ).
Mediação: Ana Bernstein (UNIRIO).

QUARTA-FEIRA 20/03
13h - Palestra com Virgínia de Medeiros.

15h30 - Intervalo

16h – Mesa: Artivismos feministas.
Eliana Monteiro, Bruna Lessa.
Mediação: Sandra Bonomini.

QUINTA-FEIRA - 31/03
13h – Mesa: Corpo, performances, feminismos.
Juarez Guimarães (UFMG), Ana Bernstein (UNIRIO), Ana Luisa Santos.
Mediação: Brisa Rodrigues.

15h30 – Intervalo

16h – Mesa: Palhaçaria e Feminismos.
Ana Achcar (UNIRIO), Lili Castro (FCMMG/UNIRIO).
Femenagem a Julieta Hernandes.

18h30 – Encerramento: Slam das Minas RJ