Semana Negra de Letras começa nesta terça-feira (7)
A Escola de Letras da UNIRIO promove, de 7 a 9 de novembro, a Semana Negra de Letras. O objetivo do evento é fomentar discussões e reflexões sobre raça, educação, literatura e sociedade.
A palestra de abertura será com o professor e rapper, JP Thomé, que se utiliza do rapper para educar. O evento acontece nesta terça-feira (7), na sala 401, do Prédio de Letras (no Centro de Letras e Artes - CLA), a partir das 18h. Segundo o professor, “a música tem o poder de transcender as barreiras da sala de aula e inspirar mentes de alunos. O Hip-Hop não é apenas um gênero musical, é cultura, resistência e também uma ferramenta valiosa para o aprendizado e expressão”, define.
Às 18h50, o escritor João Carlos Pinho e o pesquisador e geógrafo, Vitor Guimarães, abordam como as Histórias em Quadrinhos (HQs) podem servir como plataformas importantes para o diálogo e reflexão sobre questões raciais.
Encerrando o primeiro dia do evento, às 20h15, acontece a palestra Escrita do trauma na autoria de mulheres negras afrodiaspóricas, com Janaína Abílio.
Na quarta-feira (8), às 18h, na sala 401, do Prédio de Letras, Rafael Cardoso irá abordar o tema Semianalfabeta e iletrada? O letramento de Carolina Maria de Jesus a partir de seus diários.
Às 18h50, Pedro Machado falará sobre Encruzilhadas Suburbanas: a literatura das ruas, dos caminhos e dos encontros.
No último dia do evento, quinta-feira, às 18h, na sala 401 (Prédio de Letras), Glenda Melo irá debater o tema Linguística, raça e interseccionalidade: como o racismo opera na linguagem. Às 18h50, acontece o evento de encerramento, palestra com Bruna Christine e Maíra Oliveira, com o tema Desbravando a indústria do entretenimento: desafios e oportunidades para roteiristas.
Para participar, não é necessário fazer inscrição prévia.
O Centro de Letras e Artes da UNIRIO localiza-se na Av. Pasteur, 436, Urca.