Roda de conversa discute usos e perspectivas para o Pão de Açúcar
Um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, detentor do título de Patrimônio Mundial concedido pela Unesco, o Pão de Açúcar tem sido tema de debates recentes devido ao projeto de instalação de uma tirolesa no local. No momento, as obras estão embargadas por decisão da Justiça.
Para discutir o assunto, será realizada na UNIRIO a roda de conversa "Pão de Açúcar: usos e perspectivas". O objetivo é debater os usos do monumento, tendo em vista os últimos acontecimentos relacionados ao embargo do projeto de criação de um espaço comercial e de lazer nesse bem tombado.
Aberto a todos os interessados, o evento acontecerá no dia 30 de novembro, das 14h às 18h, no Auditório Paulo Freire (Av. Pasteur, 458, prédio do CCH, Urca).
Participarão da roda de conversa: Ana Claudia Vizintini e Claudio Pfeil, do Movimento Pão de Açúcar sem Tirolesa; Christian Costa, da Liga Independente dos Guias de Turismo; Isabel Portella, do Museu da República; Paloma Yamagata, arquiteta e urbanista; Sonia Rabello, professora, ativista e escritora; e as professoras da UNIRIO Deusana Machado e Laura Santiago.
A atividade é vinculada à disciplina Arqueologia e Museus e Museologia IV, ao Núcleo Museologia, Território e Sociedade e ao projeto de extensão "Oficinas Culturais", que está em processo de reativação. A organização é dos professores Alejandra Saladino e Vladimir Sibylla, do Departamento de Estudos e Processos Museológicos.