código do Google analytics Revista A Bruxa divulga dois novos artigos — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Revista A Bruxa divulga dois novos artigos

Revista A Bruxa divulga dois novos artigos

por Comunicação publicado 01/04/2024 16h22, última modificação 02/04/2024 11h09
Periódico publica trabalhos associando ciência e cultura, com desdobramentos em divulgação científica, ensino e preservação

A revista A Bruxa, vinculada ao Laboratório de Entomologia Urbana e Cultural da UNIRIO, divulgou recentemente duas novas publicações. O periódico divulga trabalhos associando ciência e cultura, com desdobramentos em divulgação científica, ensino e preservação.

Entre as novidades, há o artigo Pra que serve o canibalismo? Fatos, versões & opiniões, de Neuza Rejane Wille Lima (UFF). Trata-se de uma robusta resenha sobre o canibalismo, de Hannibal Lecter a Hans Staden, dos sobreviventes dos Andes ao Modernismo antropofágico brasileiro, passando por escorpiões, aranhas, peixes e muitos outros bichos.

Outro artigo acrescentado recentemente é intitulado O potencial didático da tradição da Páscoa como recurso para o ensino de Ciências: os entregadores de ovos, de Phillipe Knippel do Carmo Graça (UFRPE, ex-aluno da UNIRIO) com coautoria de Elidiomar Ribeiro da Silva. O artigo tem tudo a ver com a data atual e aborda os outros bichos, além do coelho, que entregam ovos de Páscoa segundo a cultura popular. Mais que isso, aponta possibilidades de uso em sala de aula.

A revista A Bruxa recebe trabalhos em fluxo contínuo. Após aprovação dos pareceristas, o material é rapidamente disponibilizado on-line. A edição atual está disponível na página da revista.