código do Google analytics Reitores da UNIRIO, UFRJ e Rural se reúnem na Universidade — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Reitores da UNIRIO, UFRJ e Rural se reúnem na Universidade

Reitores da UNIRIO, UFRJ e Rural se reúnem na Universidade

por Comunicação — publicado 11/03/2024 08h26, última modificação 12/03/2024 17h17
Encontro abre diálogo sobre ações conjuntas de interesse das universidades federais do estado do RJ, como a captação de recursos

O reitor da UNIRIO, José da Costa Filho, e a vice-reitora Bruna Nascimento receberam na sexta-feira (8) os reitores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Roberto Medronho e Roberto Rodrigues. O encontro, que incluiria ainda a Universidade Federal Fluminense (UFF), que não pôde estar representada, abre um diálogo das universidades federais do estado do Rio de Janeiro para enfrentar problemas comuns.

Os reitores combinaram que tais reuniões devem ser periódicas e ocorrer com rodízio de local. As conversas da última sexta-feira transitaram principalmente acerca das experiências de cada universidade e as estratégias de captação orçamentária que cada uma vem adotando. Os reitores levantaram possíveis ações conjuntas nesse sentido, incluindo o pedido de emendas de bancada que incrementem as verbas de custeio das universidades federais do estado do Rio de Janeiro. Da Costa observou que, desse modo, é possível obter recursos muito mais vultosos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 do que os recebidos no último ano.

A percepção geral foi a de que ações coordenadas e troca de informações fortalecem as universidades no contexto atual de redução orçamentária, menor controle do próprio executivo federal sobre o orçamento, e centralidade das emendas parlamentares. Os gestores máximos das três universidades também acenaram para a intenção de colocar os seus pró-reitores de planejamento e outros membros estratégicos das suas equipes administrativas em contato para levantar as grandes necessidades atuais de suas instituições de ensino.

Roberto Rodrigues observou o potencial de, por meio de projetos executados em parceria com organizações da sociedade civil, as universidades penetrarem nos territórios, levando para lá a marca das universidades, e, com isso, aumentarem o interesse da juventude local em ingressar no ensino público superior. Cursos pré-Enem custeados por emendas parlamentares com a atuação de estudantes de licenciatura também foram mencionados como possíveis projetos promissores para esse objetivo.

Diálogo entre reitores das universidades federais do estado do Rio, em 8/3/24.