Reitor recebe estudantes contemplados em edital do Ministério do Turismo e da Capes
Na tarde desta quinta-feira, 12 de dezembro, o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca reuniu-se com os estudantes Gabriela de Araujo Gomes e Yuri dos Santos Carvalho, da Escola de Turismo. Eles fazem parte do grupo de cinco alunos da UNIRIO contemplados em edital do Ministério do Turismo e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para qualificação profissional na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, Portugal.
Além de Gabriela e Yuri, foram selecionados pela UNIRIO Leonardo Tobias Ribeiro Araujo, Larissa Carvalho Canto e Thaiane Oliveira Arruda. No curso, que terá duração de dois meses, eles terão oportunidade de aprender técnicas avançadas das diversas modalidades de administração hoteleira – com foco nas áreas de gerência, supervisão de hotéis e enogastronomia, entre outras.
No encontro desta quinta-feira, o reitor destacou que a bolsa concedida pelo Ministério do Turismo e pela Capes é um reconhecimento do mérito dos estudantes e também da Escola de Turismo da UNIRIO. Jutuca ressaltou a importância da participação de alunos da área de Ciências Humanas, não contemplada pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, em editais de capacitação no exterior.
“Aproveitem a oportunidade e incorporem o máximo que puderem dessa experiência, durante e após o curso. A formação de vocês também necessita do conhecimento de outras culturas”, observou o reitor.
Segundo a professora Tânia Omena, coordenadora do processo de seleção dos bolsistas na UNIRIO, esta é a primeira vez que a Escola de Turismo participa de uma cooperação para mobilidade acadêmica internacional de estudantes de graduação.
No total, 12 estudantes do Rio de Janeiro foram selecionados para o curso. Entidades empresariais da área do Turismo já se comprometeram a oferecer estágio para os bolsistas após a realização do curso, o que é uma exigência do edital.
Participaram do encontro com o reitor o decano do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH), Ivan Coelho de Sá; o diretor da Escola de Turismo, Antonio Carlos de Carvalho; e a professora Izabel Faria, da Escola de Turismo.