código do Google analytics Reitor da UNIRIO se reúne em Brasília com Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental para avançar parceria — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Reitor da UNIRIO se reúne em Brasília com Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental para avançar parceria

por Comunicação — publicado 20/09/2023 19h51, última modificação 21/09/2023 15h13
Programa do Governo Federal levará água e esgoto para municípios rurais com menos de 50 mil habitantes

O reitor da UNIRIO, José da Costa Filho, esteve nesta quarta-feira (20) em Brasília, no Ministério das Cidades, para reunião com o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leonardo Picciani, e com o diretor do Departamento de Cooperação Técnica dessa secretaria, Marcello Martinelli. Em pauta estava a possibilidade de a UNIRIO colaborar com projeto-piloto do Governo Federal para levar água, esgoto e saneamento a pequenos municípios rurais, com população inferior a 50 mil habitantes.

O programa deverá atender até dez unidades da Federação. Estão previstos estudos socioambientais e a elaboração de anteprojetos de abastecimento de água e instalações hidrossanitárias, de esgotamento sanitário, de manejo de resíduos sólidos, de conectividade e de energia renovável.

“Esse projeto carrega o espírito de grandes políticas públicas voltadas para a população mais desassistida, como foram o Luz Para Todos e o Minha Casa, Minha Vida. Eu vejo grande potencial para pesquisadores da nossa Universidade realizarem importante cooperação técnica em todas as etapas desse projeto, tanto no planejamento como no monitoramento. A UNIRIO pode colaborar com sua excelência nas áreas de Educação, Saúde, Ciências Ambientais, Ciência Política, entre outras”, projetou Da Costa. O reitor retorna ao Rio de Janeiro na quinta-feira (21).

“É urgente e muito necessário que o Brasil atenda as metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico. A UNIRIO foi consultada. É bastante importante que o Ministério das Cidades consulte a universidade pública e reconheça a importância da UNIRIO como relevante para que seja feita uma discussão crítica, atenta e bem situada da questão do saneamento no Brasil, que é um dos principais desafios para um futuro social e ambientalmente justo”, opinou Celso Sánchez, biólogo e professor de Educação Ambiental da UNIRIO.