código do Google analytics Reitor da UNIRIO se reúne em Brasília com Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental para avançar parceria — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Reitor da UNIRIO se reúne em Brasília com Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental para avançar parceria

Reitor da UNIRIO se reúne em Brasília com Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental para avançar parceria

por Comunicação — publicado 20/09/2023 19h51, última modificação 21/09/2023 15h13
Programa do Governo Federal levará água e esgoto para municípios rurais com menos de 50 mil habitantes

O reitor da UNIRIO, José da Costa Filho, esteve nesta quarta-feira (20) em Brasília, no Ministério das Cidades, para reunião com o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leonardo Picciani, e com o diretor do Departamento de Cooperação Técnica dessa secretaria, Marcello Martinelli. Em pauta estava a possibilidade de a UNIRIO colaborar com projeto-piloto do Governo Federal para levar água, esgoto e saneamento a pequenos municípios rurais, com população inferior a 50 mil habitantes.

O programa deverá atender até dez unidades da Federação. Estão previstos estudos socioambientais e a elaboração de anteprojetos de abastecimento de água e instalações hidrossanitárias, de esgotamento sanitário, de manejo de resíduos sólidos, de conectividade e de energia renovável.

“Esse projeto carrega o espírito de grandes políticas públicas voltadas para a população mais desassistida, como foram o Luz Para Todos e o Minha Casa, Minha Vida. Eu vejo grande potencial para pesquisadores da nossa Universidade realizarem importante cooperação técnica em todas as etapas desse projeto, tanto no planejamento como no monitoramento. A UNIRIO pode colaborar com sua excelência nas áreas de Educação, Saúde, Ciências Ambientais, Ciência Política, entre outras”, projetou Da Costa. O reitor retorna ao Rio de Janeiro na quinta-feira (21).

“É urgente e muito necessário que o Brasil atenda as metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico. A UNIRIO foi consultada. É bastante importante que o Ministério das Cidades consulte a universidade pública e reconheça a importância da UNIRIO como relevante para que seja feita uma discussão crítica, atenta e bem situada da questão do saneamento no Brasil, que é um dos principais desafios para um futuro social e ambientalmente justo”, opinou Celso Sánchez, biólogo e professor de Educação Ambiental da UNIRIO.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio