Publicado novo número do periódico ‘Psicanálise & Barroco em Revista’
Foi publicado o novo número do periódico eletrônico Psicanálise & Barroco em Revista, da UNIRIO. A edição atual reúne nove artigos, um ensaio e uma resenha, além de divulgar uma tese e uma dissertação.
Editado desde 2003, o periódico é sustentado por uma perspectiva transdisciplinar que privilegia a interlocução da psicanálise com os mais diversos campos da ciência e da cultura. A editora-geral é a professora Lucia Maria de Freitas Perez, do Departamento de Fundamentos da Educação.
Sobre o periódico
A inspiração inicial para a proposta da revista foi contribuir para a ampliação de canais de interlocução da psicanálise, mais precisamente de sua ética própria, com os mais diversos campos da ciência e da cultura, como as artes, a filosofia, a literatura, a educação, o direito, as ciências sociais, a política, a antropologia dentre outros.
O destaque dado ao barroco adveio de uma pesquisa que, averiguando as afinidades entre a psicanálise e o barroco, tomou este último como uma alavanca metodológica que se alinha aos reviramentos e torções necessários para a sustentação de uma produção dinâmica que favorece a flexibilidade do pensamento, sem perder o rigor de sua construção.
A arte barroca parece ser a expressão plástica e literária do sujeito tal como abordado pela ética psicanalítica, trazendo subsídios de visibilidade para a difícil transmissão dessa ética, que foi, e ainda é, tantas vezes confundida com éticas psicológicas e filosóficas diversas. A partir de então, acabam dando ensejo a lamentáveis distorções da ética freudiana.
Conheça essa e outras publicações no Portal de Periódicos da UNIRIO.