Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Publicado novo número do periódico ‘Psicanálise & Barroco em Revista’

Publicado novo número do periódico ‘Psicanálise & Barroco em Revista’

por Comunicação publicado 01/04/2025 16h49, última modificação 01/04/2025 19h24
Conteúdo privilegia a interlocução da psicanálise com os mais diversos campos da ciência e da cultura

Foi publicado o novo número do periódico eletrônico Psicanálise & Barroco em Revista, da UNIRIO. A edição atual reúne nove artigos, um ensaio e uma resenha, além de divulgar uma tese e uma dissertação.

Editado desde 2003, o periódico é sustentado por uma perspectiva transdisciplinar que privilegia a interlocução da psicanálise com os mais diversos campos da ciência e da cultura. A editora-geral é a professora Lucia Maria de Freitas Perez, do Departamento de Fundamentos da Educação.

Sobre o periódico

A inspiração inicial para a proposta da revista foi contribuir para a ampliação de canais de interlocução da psicanálise, mais precisamente de sua ética própria, com os mais diversos campos da ciência e da cultura, como as artes, a filosofia, a literatura, a educação, o direito, as ciências sociais, a política, a antropologia dentre outros. 

O destaque dado ao barroco adveio de uma pesquisa que, averiguando as afinidades entre a psicanálise e o barroco, tomou este último como uma alavanca metodológica que se alinha aos reviramentos e torções necessários para a sustentação de uma produção dinâmica que favorece a flexibilidade do pensamento, sem perder o rigor de sua construção.

A arte barroca parece ser a expressão plástica e literária do sujeito tal como abordado pela ética psicanalítica, trazendo subsídios de visibilidade para a difícil transmissão dessa ética, que foi, e ainda é, tantas vezes confundida com éticas psicológicas e filosóficas diversas. A partir de então, acabam dando ensejo a lamentáveis distorções da ética freudiana.

Conheça essa e outras publicações no Portal de Periódicos da UNIRIO.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio